
Paula acompanha palestra referente ao Dia do Patrimônio
A prefeita Paula Mascarenhas participou, no fim da tarde de segunda-feira (24), da edição extra do Conversas do Dia do Patrimônio. O evento, realizado no auditório do Instituto João Simões Lopes Neto, contou com a palestra da secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, e da doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural, Simone Neutzling. A atividade marca os dez anos desde a realização do primeiro Dia do Patrimônio em Pelotas.
Fotos: Michel Corvello
“Eu tenho muito orgulho que Pelotas tenha sido a primeira cidade do Estado a instituir o Dia do Patrimônio. A cada ano, vemos mais gente vindo conhecer a cidade, pessoas que nunca tinham entrado em prédios históricos, famílias inteiras, turistas de diversos lugares e muitos pelotenses conhecendo a própria história do Município. Esse é um evento importante, que foi crescendo e ganhando cada vez mais adeptos, ganhando, inclusive, confiança e credibilidade da população de Pelotas”, destacou a prefeita.
A secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, que atuava como secretária municipal na realização do primeiro Dia do Patrimônio, falou sobre a experiência de instalação do evento em Pelotas. “É uma alegria estar aqui para falar de um tema que é tão precioso. Em 2013, nós criamos o Dia do Patrimônio e, desde o primeiro, ano vimos que estávamos fazendo a coisa certa. Pelotas é uma cidade que se destaca pela consciência da sociedade em relação à importância do patrimônio material e imaterial. O Dia do Patrimônio é uma experiência incrível, sugerida pelo Poder Público e aprimorada pelas pessoas”, frisou a gestora.
O Dia do Patrimônio de 2023 será realizado entre 18 e 20 de agosto, voltado para o objetivo de aproximar a comunidade de seu patrimônio cultural, promovendo diversas atividades, como visitação a prédios históricos, expressões religiosas, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas e ações de educação patrimonial.
Também estiveram presentes no evento o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, e o assessor de Projetos Especiais, Luiz Fernando van der Laan.