
Paula alerta Azonasul sobre crise nos hospitais
Na tarde desta terça-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se com os demais gestores da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), para tratar da situação financeira e o possível colapso no atendimento dos hospitais filantrópicos de Pelotas, que também atendem os 21 municípios da região. O quadro é classificado por Paula como extremamente grave, o que justificou a convocação da reunião da entidade.
Prefeita convocou reunião com os prefeitos da Zona Sul para apresentar dados da situação financeira dos hospitais. Fotos: Gustavo Vara
“Recebemos uma correspondência dos hospitais filantrópicos, na qual as instituições anunciam o fechamento de 34 leitos clínicos em dez dias, até o fim da próxima semana, provavelmente, e 30 leitos de UTI, até o fim do mês de novembro, o que é extremamente grave e afeta não só Pelotas como toda região”, disse a prefeita.
Paula defendeu a construção de solução coletiva para a crise e lembrou que, desde o início da pandemia de Covid-19, o Município já aportou mais de R$ 16 milhões em recursos próprios em incentivos, além do devido pela produção dos hospitais. “Não temos condições de adicionar mais receitas sozinhos. Pedimos a parceria dos prefeitos para tentar ajudar os hospitais”, disse.
Uma das propostas apresentadas foi a mobilização regional para apresentar a situação dos hospitais aos ministros que participarão da Caravana Federativa, marcada para Porto Alegre nesta quinta-feira (19). Já estão agendadas reuniões dos prefeitos com os ministros Alexandre Padilha e Paulo Pimenta
Notícias Relacionadas

Prefeitura conclui curso de capacitação para agentes de endemias

HemoPel precisa de sangue tipo O e A negativos com urgência

Vacinas contra a gripe seguem disponíveis nas UBSs da Prefeitura

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce