
Paula defende ações regionais para frear nova onda da Covid
Uma atitude uniforme e regional para frear esse novo momento de avanço da pandemia. Essa foi a proposição da prefeita Paula Mascarenhas, na reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), na manhã desta sexta-feira (28), dentro do Parque Charrua, em Pinheiro Machado, onde ocorre a 38ª Feovelha.
O tema que abriu a pauta do encontro foi amplamente reforçado por Paula. A chefe do Executivo pelotense embasou a necessidade de uma ação mais efetiva e em conjunto ao apresentar alguns números preocupantes do momento, como o de número de pessoas infectadas que superou os 1.300 casos diários nesta semana. Ela também detalhou algumas medidas que Pelotas já está tomando, como a abertura de mais um ponto de testagem e a negociação para abertura de mais quatro leitos de UTI para o tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus.
"Inclusive, em respeito às equipes de saúde que estão esgotadas e seguem trabalhando na linha de frente, nós temos que tomar alguma atitude, e não de forma individual. Me parece que se tomarmos uma atitude um pouco mais forte, chamando à atenção da sociedade, pedindo ajuda das pessoas, talvez não precisemos nos estender muito no prazo, desde que todos peguem junto. Claro que alguns podem ser prejudicados, mas se a gente continuar com esse descontrole na disseminação do vírus todos serão prejudicados, pois apesar de os óbitos serem menores, eles estão ocorrendo", recomendou Paula, compartilhando a preocupação com os demais prefeitos da Azonasul.
Monitoramento da situação
Ainda sem uma decisão coletiva, os prefeitos da Azonasul vão acompanhar a situação da pandemia em suas regiões e manter contato ao longo dos próximos dias. Em Pelotas, a prefeita não descarta a possibilidade de medidas restritivas.
"Na reunião, me posicionei em favor de que a gente tome alguma medida restritiva regional, mas muitos prefeitos acham que nós temos que lutar por mais vacinas e testes, enfim, não houve uma decisão unanime, então decidimos continuar conversando ao longo do final de semana. Pelotas vai avaliar a situação e poderá anunciar medidas ao longo da segunda-feira (31)", avaliou, a chefe do Executivo.
Também estiveram presentes na reunião os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB), Afonso Hamm (PP) e Dionilso Marcon (PT), o presidente da Azonasul e prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, além dos demais representantes dos 21 municípios que integram a Associação.