Conforme levantamento, Pelotas ocupa o 9º lugar no pilar Capital Humano, entre os municípios brasileiros, além de ter subido 227 posições em Transparência Pública, dentre os 411 maiores do país

Paula palestra em painel do Ranking de Competitividade

Conforme levantamento, Pelotas ocupa o 9º lugar no pilar Capital Humano, entre os municípios brasileiros, além de ter subido 227 posições em Transparência Pública, dentre os 411 maiores do país
Por César Soares 22-11-2021 | 15:26:06
Tags: Ranking, competitividade, Municípios, Pelotas, Transparência, Capital humano

A prefeita Paula Mascarenhas palestrou, na manhã desta segunda-feira (22), em São Paulo, no evento de lançamento da edição 2021 do Ranking de Competitividade dos Municípios, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A gestora integrou o painel “O Ranking na prática: experiências Brasil adentro” ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Gabriel Souza (MDB), e do vereador da cidade do Rio de Janeiro, Pedro Duarte (Novo).


De acordo com o levantamento deste ano, Pelotas se destacou em dois importantes pilares: subiu 227 posições em Transparência Municipal, assumindo a 106ª colocação, além de 83 posições no Capital Humano, ocupando, nesse segmento, o 9º lugar, dentre os 411 municípios avaliados. No ranking geral, a cidade subiu 15 posições e ocupa a 162ª colocação. Os dados completos estão disponíveis no site www.rankingdecompetitividade.org.br

Paula em painel do Ranking de Competitividade. Fotos: divulgação CLP.

Durante a explanação, Paula definiu o ranking como um termômetro importante para os poderes legislativos e executivos pautarem as suas políticas públicas, uma ferramenta fundamental de visibilidade aos municípios e atração de parcerias. Quanto ao destaque na Transparência, a prefeita explicou que, desde o início deste segundo mandato, essa seria uma das suas principais pautas, por entender que a publicidade é extremamente necessária para que a sociedade possa ter mais controle, acompanhamento e fiscalização do serviço público.


"O trabalho da nossa Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), da nossa Unidade de Controle Interno, junto com as demais secretarias, nos levou a esse crescimento. Avançamos com o nosso Portal da Transparência acrescentando novos dados, como os repasses feitos ao Legislativo, adotamos a Lei nº 13.019, que rege as parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada e, também, avançamos bastante com as informações e processos de comunicação durante a pandemia, tanto com relação às receitas e despesas, quanto às questões da vacinação, o que nos levou a ser reconhecidos com nota dez pelo Tribunal de Contas do Estado", descreveu a gestora.


A chefe do Executivo pelotense também atribuiu o 9º lugar em Capital Humano à condição de Pelotas ser uma cidade polo da região sul, especialmente na área da Educação, com as universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel), e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com grandes pesquisadores e que formam muitos profissionais, além de um Parque Tecnológico que reúne os talentos da cidade. "Sem dúvida, essa posição referente ao nosso Capital Humano é uma grande ferramenta para atrair investidores que precisam de mão de obra qualificada e de um ambiente favorável aos negócios. É nisso que temos procurado pautar a nossa administração", finalizou.


A proposta do ranking e metodologia

O Ranking de Competitividade dos Municípios tem como objetivo alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das maiores localidades do país, oferecendo dados que pautam a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública. Este ano, o ranking chega à segunda edição, baseado em dados dos anos de 2018, 2019 e 2020, trazendo novidades e olhares para questões socioambientais, a partir da inclusão de camadas ESG (corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Todos os 411 municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras. Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. 

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe representantes da SRI e da Azonasul para tratar da Caravana Federativa

Prefeito recebe representantes da SRI e da Azonasul para tratar da Caravana Federativa

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco