Foro Trabalhista de Pelotas recebe o nome do jurista pelotense

Paula participa da homenagem a Mozart Russomano

Foro Trabalhista de Pelotas recebe o nome do jurista pelotense
Por Micael Carvalho 27-09-2022 | 18:09:54
Tags: homenagem, foro trabalhista, ministro mozart victor russomano

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta terça-feira (27), da solenidade de descerramento da ​placa em homenagem ao ​ministro Mozart Victor Russomano​. Na cerimônia, o Foro Trabalhista de Pelotas recebeu o nome do jurista pelotense que completaria cem anos em 2022. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região do Estado.

Autoridades prestigiaram a homenagem - Fotos: Rodrigo Chagas
“Uma cidade precisa reconhecer os seus filhos. Nós temos o maior orgulho dessa figura ilustre, que se tornou um exemplo no mundo jurídico nacional e internacional. Que o doutor Mozart seja um farol e ilumine as pessoas, através da sua trajetória que orgulha tanto a cidade de Pelotas”, afirmou a chefe do Executivo.

A homenagem ao magistrado foi aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial do TRT-4 em 27 de junho. Os desembargadores acolheram a iniciativa proposta pela Subseção de Pelotas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).

O presidente do TRT-4, Desembargador Francisco Rossal de Araújo, parabenizou todos os presentes que, de alguma forma, apoiaram a homenagem. “O ministro Mozart era uma pessoa multifacetada, de uma cultura enciclopédica e uma facilidade de trabalho invejável. Sempre foi destaque sua dedicação à magistratura e, também, ao Magistério. Parabéns a todos os envolvidos na homenagem que estamos fazendo hoje”, destacou.

Também estiveram presentes no evento o juiz diretor do Foro Trabalhista de Pelotas, Daniel de Souza Voltan, o presidente da OAB-RS Subseção Pelotas, Victor de Abreu Gastaud, o presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Fabrício Cagol, familiares do homenageado e demais magistrados e procuradores de varas e procuradorias do trabalho.

Saiba quem foi Mozart Russomano

Nascido em 5 de julho de 1922, em Pelotas, Mozart Victor Russomano graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1944. Aposentou-se em maio de 1984 e faleceu no dia 17 de outubro de 2010 em Pelotas.

Foi juiz-presidente da Junta de Conciliação e Julgamento do município de 1945 a 1959. Em 1959, foi promovido para o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, onde atuou até 1969. Exerceu a presidência do Instituto Latino-Americano de Direito do Trabalho e Previdência Social, com sede na Argentina, de 1971 a 1973.

Além disso, foi professor em universidades estrangeiras; ministro e presidente do Tribunal Superior do Trabalho; representante do Brasil em diversas organizações internacionais, como o Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça. O jurista também foi escritor, sendo considerado autor de obras de grande relevância na sua área de atuação.

Notícias Relacionadas

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana