
Paula participa de Conferência Internacional de Saúde
Representando o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, de Aracaju, a prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta quarta-feira (7), da 17ª Conferência Internacional de Saúde Urbana. No painel Movimento Regional sobre Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis das Américas, Paula abordou as ações de enfrentamento à pandemia.
Durante a participação, a prefeita detalhou que, desde o começo, o Município procurou aprofundar as políticas de forma horizontal, integrando sempre os atores sociais em torno do combate à pandemia. Medidas importantes foram tomadas, como criação de um comitê plural de enfrentamento, envolvendo hospitais, universidades, conselhos e empresários, e a implantação de um sistema de zoneamento, concentrando os atendimentos de Covid-19 em um hospital - o que fez de Pelotas a última cidade brasileira a registrar o primeiro óbito pelo vírus.
Paula também comentou sobre as dificuldades enfrentadas em 2021, com momentos de agravamento da pandemia e as medidas de restrição que precisaram ser adotadas e o arrefecimento atual da pandemia, devido ao sistema de vacinação bastante eficiente, que tem feito de Pelotas a cidade, dentre as maiores do Estado, que mais vacina aplicou proporcionalmente. Ainda disse que, para o pós-pandemia, está sendo organizado um trabalho de criação de redes temáticas de atendimento.
O evento/painel
A 17ª Conferência internacional de Saúde Urbana é realizada pela Sociedade Internacional de Saúde Urbana (ISUH), uma organização global pioneira, que reúne especialistas da academia, governo, ONGs e empresas para melhorar a saúde das cidades e, também, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O painel Movimento Regional sobre Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis das Américas estabeleceu a discussão entre gestores de redes nacionais de municípios saudáveis, associações de municípios, prefeitos e especialistas. Dentro da proposta, os painelistas apresentaram perspectivas sobre a ação local para a promoção da saúde em todas as abordagens de políticas e participação da comunidade, destacando o papel das redes de cidades e, ao mesmo tempo, baseando-se em exemplos de respostas da Covid-19.
Participaram desse painel representantes de governos e prefeitos de países como México, Honduras, Chile e Equador.