Gestora representou a FNP e falou sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 em Pelotas

Paula participa de Conferência Internacional de Saúde

Gestora representou a FNP e falou sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 em Pelotas
Por César Soares 07-07-2021 | 16:50:57
Tags: Pelotas , Conferência , internacional , saúde , FNP

Representando o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, de Aracaju, a prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta quarta-feira (7), da 17ª Conferência Internacional de Saúde Urbana. No painel Movimento Regional sobre Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis das Américas, Paula abordou as ações de enfrentamento à pandemia.

Durante a participação, a prefeita detalhou que, desde o começo, o Município procurou aprofundar as políticas de forma horizontal, integrando sempre os atores sociais em torno do combate à pandemia. Medidas importantes foram tomadas, como criação de um comitê plural de enfrentamento, envolvendo hospitais, universidades, conselhos e empresários, e a implantação de um sistema de zoneamento, concentrando os atendimentos de Covid-19 em um hospital - o que fez de Pelotas a última cidade brasileira a registrar o primeiro óbito pelo vírus.

Paula também comentou sobre as dificuldades enfrentadas em 2021, com momentos de agravamento da pandemia e as medidas de restrição que precisaram ser adotadas e o arrefecimento atual da pandemia, devido ao sistema de vacinação bastante eficiente, que tem feito de Pelotas a cidade, dentre as maiores do Estado, que mais vacina aplicou proporcionalmente. Ainda disse que, para o pós-pandemia, está sendo organizado um trabalho de criação de redes temáticas de atendimento.

O evento/painel

A 17ª Conferência internacional de Saúde Urbana é realizada pela Sociedade Internacional de Saúde Urbana (ISUH), uma organização global pioneira, que reúne especialistas da academia, governo, ONGs e empresas para melhorar a saúde das cidades e, também, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).  

O painel Movimento Regional sobre Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis das Américas estabeleceu a discussão entre gestores de redes nacionais de municípios saudáveis, associações de municípios, prefeitos e especialistas. Dentro da proposta, os painelistas apresentaram perspectivas sobre a ação local para a promoção da saúde em todas as abordagens de políticas e participação da comunidade, destacando o papel das redes de cidades e, ao mesmo tempo, baseando-se em exemplos de respostas da Covid-19.  

Participaram desse painel representantes de governos e prefeitos de países como México, Honduras, Chile e Equador.  

Notícias Relacionadas

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS