
Paula participa de palestras com gestores holandeses em Roterdã
Palestras com gestores de municípios dos Países Baixos e de representantes de instituições parceiras do programa Green and Blue Schoolyards, sobre a implementação dos espaços verdes e azuis, com a presença de natureza nas cidades, foi o foco do segundo dia de atividades em Roterdã nesta quarta-feira (21). A prefeita Paula Mascarenhas e a secretária municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, participaram do estudo.
A delegação desenvolveu, durante o dia, painel com discussões e trocas com gestores de Roterdã, Tilburgo e a província da Holanda do Sul, além da IVN Natuureducatie e representantes de instituições parceiras, como ONGs, entidades públicas de nível federal e estadual e institutos que apoiam a causa, como o Alana, parceiro da Prefeitura de Pelotas.
“Tratamos sobre as questões que envolvem as cidades verdes e azuis, com os jardins naturalizados com a presença da água, e os desafios, as formas de financiamento e engajamento das equipes. Terminamos com um trabalho prático, com discussão entre o grupo de estudos sobre os vários aspectos dessa política pública”, detalhou a chefe do Executivo pelotense.

Paula e Carmem com o grupo de brasileiras que participa do estudo, a vice-prefeita de Mogi das Cruzes (SP), a secretária de Educação de Fortaleza (CE) e a equipe de Benevides (PA) - Foto: divulgação
Visitas a escolas e trocas entre os participantes marcaram o primeiro dia
Na terça-feira (20), primeiro dia de atividades, foi apresentado o conceito do programa Green and Blue Schoolyards aos participantes do estudo, que visitaram a escola De Provenier, para ouvir os desafios enfrentados na construção dos espaços verdes, voltados às crianças, nos pátios dos educandários, e a De Margriet, escola de educação infantil que iniciou a construção do conceito Green and Blue Schoolyard há vinte anos. No final da metodologia, a delegação se reuniu e os municípios relataram como estão se organizando em relação à pauta.
“Apresentamos nosso parque e pátios naturalizados, a Rota da Primeira Infância, e falamos sobre o que pensamos para Pelotas daqui a dez anos, que é ter parques naturalizados em todos os bairros, Rotas da Primeira Infância entre as escolas e esses parques, mas, sobretudo, na grande revolução que queremos fazer na área da educação”, explicou Paula.
De acordo com a prefeita, pensar em espaços verdes e na construção de parques e pátios naturalizados terá um grande impacto na educação, pois, além de ter em todas as escolas infantis do ensino municipal a visão da educação ao ar livre e próxima à natureza, a Prefeitura também planeja implementar essa ideia no ensino fundamental. “Queremos que o ensino fundamental os receba com essa compreensão e pedagogia que valorize a natureza como elemento constituinte da própria educação”, detalhou.
As oportunidades que o Município possui também foram apresentadas, principalmente, em relação à liderança envolvida na temática com a integração entre equipes, algo que já é trabalhado desde o Pacto Pelotas pela Paz com as políticas intersetoriais. Em relação aos desafios a serem enfrentados, os principais são financeiros e orçamentários, embora as gestoras reconheçam que é possível desenvolver muitas ações nesse tema sem ter altos custos.
Foto: divulgação/Fundação Bernard van Leer
Estudo organizado pela Fundação Bernard van Leer
A viagem ao país do oeste europeu realiza-se a convite da Fundação Bernard van Leer, criadora da Rede Urban95, da qual Pelotas faz parte desde 2020. Em Roterdã, fica a sede da instituição, e as gestoras poderão conhecer, de perto, a experiência na construção de parques e pátios naturalizados em escolas e na cidade, a fim de desenvolver o planejamento em Pelotas.
Além de Pelotas, gestores públicos das cidades de Mogi das Cruzes (SP), Fortaleza (CE) e Benevides (PA), bem como Etiópia, Índia e Israel também integram a delegação convidada pela Fundação Bernard van Leer. Todas as despesas da viagem e estadia na cidade europeia são custeadas pela instituição internacional.
O que é o programa Green and Blue Schoolyard
Green and Blue Schoolyard é um programa de subsídio e suporte técnico da cidade de Roterdã, baseado na intersecção de várias estratégias, como a amizade das crianças, esverdeamento urbano e adaptação climática. O objetivo é aumentar o número de espaços verdes, como parques e praças, e espaços azuis, como lagos, canais ou orlas, para resolver os problemas das famílias que vivem em bairros com poucas oportunidades de lazer natural.