Segundo dia de atividades do estudo organizado pela Fundação Bernard van Leer, sobre o programa Green and Blue Schoolyard, proporcionou discussões entre gestores e representantes de instituições parceiras sobre a implementação dos espaços verdes e azuis

Paula participa de palestras com gestores holandeses em Roterdã

Segundo dia de atividades do estudo organizado pela Fundação Bernard van Leer, sobre o programa Green and Blue Schoolyard, proporcionou discussões entre gestores e representantes de instituições parceiras sobre a implementação dos espaços verdes e azuis
Por Marina Amaral 21-06-2023 | 16:03:21
Tags: roterdã, bernard van leer, green and blue schoolyards

Palestras com gestores de municípios dos Países Baixos e de representantes de instituições parceiras do programa Green and Blue Schoolyards, sobre a implementação dos espaços verdes e azuis, com a presença de natureza nas cidades, foi o foco do segundo dia de atividades em Roterdã nesta quarta-feira (21). A prefeita Paula Mascarenhas e a secretária municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, participaram do estudo.

A delegação desenvolveu, durante o dia, painel com discussões e trocas com gestores de Roterdã, Tilburgo e a província da Holanda do Sul, além da IVN Natuureducatie e representantes de instituições parceiras, como ONGs, entidades públicas de nível federal e estadual e institutos que apoiam a causa, como o Alana, parceiro da Prefeitura de Pelotas. 

“Tratamos sobre as questões que envolvem as cidades verdes e azuis, com os jardins naturalizados com a presença da água, e os desafios, as formas de financiamento e engajamento das equipes. Terminamos com um trabalho prático, com discussão entre o grupo de estudos sobre os vários aspectos dessa política pública”, detalhou a chefe do Executivo pelotense.
Paula e Carmem com o grupo de brasileiras que participa do estudo, a vice-prefeita de Mogi das Cruzes (SP), a secretária de Educação de Fortaleza (CE) e a equipe de Benevides (PA) - Foto: divulgação

Visitas a escolas e trocas entre os participantes marcaram o primeiro dia

Na terça-feira (20), primeiro dia de atividades, foi apresentado o conceito do programa Green and Blue Schoolyards aos participantes do estudo, que visitaram a escola De Provenier, para ouvir os desafios enfrentados na construção dos espaços verdes, voltados às crianças, nos pátios dos educandários, e a De Margriet, escola de educação infantil que iniciou a construção do conceito Green and Blue Schoolyard há vinte anos. No final da metodologia, a delegação se reuniu e os municípios relataram como estão se organizando em relação à pauta.

“Apresentamos nosso parque e pátios naturalizados, a Rota da Primeira Infância, e falamos sobre o que pensamos para Pelotas daqui a dez anos, que é ter parques naturalizados em todos os bairros, Rotas da Primeira Infância entre as escolas e esses parques, mas, sobretudo, na grande revolução que queremos fazer na área da educação”, explicou Paula.

De acordo com a prefeita, pensar em espaços verdes e na construção de parques e pátios naturalizados terá um grande impacto na educação, pois, além de ter em todas as escolas infantis do ensino municipal a visão da educação ao ar livre e próxima à natureza, a Prefeitura também planeja implementar essa ideia no ensino fundamental. “Queremos que o ensino fundamental os receba com essa compreensão e pedagogia que valorize a natureza como elemento constituinte da própria educação”, detalhou. 

As oportunidades que o Município possui também foram apresentadas, principalmente, em relação à liderança envolvida na temática com a integração entre equipes, algo que já é trabalhado desde o Pacto Pelotas pela Paz com as políticas intersetoriais. Em relação aos desafios a serem enfrentados, os principais são financeiros e orçamentários, embora as gestoras reconheçam que é possível desenvolver muitas ações nesse tema sem ter altos custos. 

Foto: divulgação/Fundação Bernard van Leer

Estudo organizado pela Fundação Bernard van Leer

A viagem ao país do oeste europeu realiza-se a convite da Fundação Bernard van Leer, criadora da Rede Urban95, da qual Pelotas faz parte desde 2020. Em Roterdã, fica a sede da instituição, e as gestoras poderão conhecer, de perto, a experiência na construção de parques e pátios naturalizados em escolas e na cidade, a fim de desenvolver o planejamento em Pelotas. 

Além de Pelotas, gestores públicos das cidades de Mogi das Cruzes (SP), Fortaleza (CE) e Benevides (PA), bem como Etiópia, Índia e Israel também integram a delegação convidada pela Fundação Bernard van Leer. Todas as despesas da viagem e estadia na cidade europeia são custeadas pela instituição internacional. 

O que é o programa Green and Blue Schoolyard

Green and Blue Schoolyard é um programa de subsídio e suporte técnico da cidade de Roterdã, baseado na intersecção de várias estratégias, como a amizade das crianças, esverdeamento urbano e adaptação climática. O objetivo é aumentar o número de espaços verdes, como parques e praças, e espaços azuis, como lagos, canais ou orlas, para resolver os problemas das famílias que vivem em bairros com poucas oportunidades de lazer natural.

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas