
Paula participa de workshop do Iconicidades com governador
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na terça-feira (8), do workshop com o governador Eduardo Leite, junto de prefeitos e representantes de municípios participantes do projeto Iconicidades do governo do Estado. A gestora de Pelotas levou atualizações sobre o projeto de revitalização do prédio da antiga Secretaria de Finanças e instalação da nova Escola de Gastronomia do Senac. A reunião foi na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre.
O encontro teve como objetivo atualizar o andamento de cada projeto na presença do governador. Além disso, os representantes dos municípios puderam se reunir com as equipes técnicas do Iconicidades para tratar de questões particulares dos seus projetos, bem como esclarecer dúvidas.
“Nós mostramos o nosso projeto, falamos um pouco a respeito dos prazos e sobre a parte que a Prefeitura é responsável por realizar a recuperação do prédio histórico. Também frisamos que o nosso escritório e o Hiperstudio estão alinhados durante o processo. Seguimos firmes em direção ao início das obras, saindo da fase de projetos para a etapa de licitação”, detalhou Paula.
Prefeita Paula Mascarenhas apresentou o projeto do Iconicidades de Pelotas - Fotos: Gustavo Vara
O projeto executivo da Escola de Gastronomia de Pelotas é desenvolvido pelo Hiperstudio, escritório da cidade de São Paulo, que venceu o concurso público do programa.
Também participaram do workshop as secretárias estaduais da Cultura, Beatriz Araújo, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.
A revitalização do prédio 67
Por meio de parceria com a Fecomércio/RS, a Prefeitura inscreveu, no programa Iconicidades, a proposta de revitalização do prédio 67, localizado na esquina da praça Coronel Pedro Osório, que, por muitos anos, funcionou como a primeira agência do Banco do Brasil e, também, a Secretaria Municipal de Finanças. A edificação integra o patrimônio cultural do município e é tombada em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Sobre o Iconicidades
Lançado em junho do ano passado pelo governo do Estado, o programa Iconicidades apresentou como meta enfrentar o desafio de tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras. A ideia principal foi a de ressignificar e estimular a retomada de espaços arquitetônicos icônicos em várias regiões, requalificando e recuperando ambientes e locais que integrem a identidade cultural e histórica das comunidades.
Os projetos executivos, necessários para a realização das intervenções, são desenvolvidos por empresas contratadas pelo Estado e serão repassados aos municípios por meio de convênios. As prefeituras vão executar as obras e implantar as iniciativas pretendidas para cada um dos locais.
Além de Pelotas, quatro municípios foram contemplados na primeira edição: Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo. O Iconicidades é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos.