Paula participa do 1º Seminário Macrorregional TEAcolhe
Como parte da programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo, a prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta terça-feira (5), da primeira edição do Seminário TEAcolhe da Macrorregião Sul. O evento on-line, realizado pelo Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, do governo do Estado, contou com a palestra "TEAcolhe: construção de redes”, conduzida pela diretora do Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas, Débora Jacks.
Antes da abordagem técnica, representantes de entidades vinculadas aos serviços públicos de atendimento a pessoas com TEA e autoridades destacaram a importância do Seminário para ampliar as discussões e qualificar o Programa no Estado. A ideia foi oferecer apoio e retaguarda assistencial a todos os profissionais que integram os municípios da 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde.
A prefeita Paula Mascarenhas ressaltou a satisfação em ver o Centro de Atendimento ao Autismo de Pelotas referenciado com abrangência macrorregional, resultado de um trabalho coletivo de muitas mãos e da visão do ex-prefeito e ex-governador Eduardo Leite, que levou para o Estado um serviço de qualidade baseado no que já era realizado no município.
"Foi uma proposta guiada pelo princípio da igualdade, do respeito às diferenças, da crença e da convicção de que há, na nossa sociedade, espaço para todos e, portanto, temos que trabalhar cada vez mais para que todos tenham o seu lugar na nossa sociedade e que as pessoas possam ser cada vez mais incluídas, com políticas públicas que estimulem e assegurem essa inclusão. Isso é o que faz o nosso Centro, que busca despertar as capacidades de cada um, além do trabalho das equipes e formação de rede de profissionais de vários municípios por meio do trabalho macrorregional", enfatizou a prefeita.
Na sequência, Débora conduziu uma apresentação detalhando conceitos, definições, características e procedimentos que identificam o TEA. A diretora do Centro Danilo Rolim de Moura também destacou a importância da formação de redes de atendimento embasadas em análises das particularidades das pessoas que vivem o transtorno, dos contextos sociais de cada local, para a condução dos atendimentos.
Participaram do Seminário, o vice-prefeito Idemar Barz, os deputados estadual e federal, respectivamente, Luiz Henrique Viana e Daniel Trzeciak, ambos do PSDB, a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, que reforçou a importância do trabalho intersetorial, realizado pelo Centro, entre a Saúde, a Educação e a Assistência Social, e a secretária adjunta de Saúde do Estado, Ana Costa. Ainda participaram a presidente Associação Amparho, Eliana Bitencourt, e o moderador da rede Pró Autismo, Hugo Braz.
O TEAcolhe
O Programa TEAcolhe é uma política de Atendimento Integrado à pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Lançada em abril do ano passado, pelo Governo do Estado, a iniciativa tem a proposta de criação de Centros Macrorregionais de Referência (CMR), para organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. Em novembro de 2021, o Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolim de Moura, em Pelotas, passou a integrar o Programa, se tornando o Centro Macrorregional da região sul, abarcando 27 cidades da 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde.