Evento busca capacitar e fortalecer as redes municipais da região a partir do Centro Macrorregional de Atendimento ao Autismo

Paula participa do 1º Seminário Macrorregional TEAcolhe

Evento busca capacitar e fortalecer as redes municipais da região a partir do Centro Macrorregional de Atendimento ao Autismo
Por César Soares 05-04-2022 | 17:31:37
Tags: TEAcolhe , autismo , palestra

Como parte da programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo, a prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta terça-feira (5), da primeira edição do Seminário TEAcolhe da Macrorregião Sul. O evento on-line, realizado pelo Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, do governo do Estado, contou com a palestra "TEAcolhe: construção de redes”, conduzida pela diretora do Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas, Débora Jacks.

Antes da abordagem técnica, representantes de entidades vinculadas aos serviços públicos de atendimento a pessoas com TEA e autoridades destacaram a importância do Seminário para ampliar as discussões e qualificar o Programa no Estado. A ideia foi oferecer apoio e retaguarda assistencial a todos os profissionais que integram os municípios da 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde. 

 A prefeita Paula Mascarenhas ressaltou a satisfação em ver o Centro de Atendimento ao Autismo de Pelotas referenciado com abrangência macrorregional, resultado de um trabalho coletivo de muitas mãos e da visão do ex-prefeito e ex-governador Eduardo Leite, que levou para o Estado um serviço de qualidade baseado no que já era realizado no município. 

"Foi uma proposta guiada pelo princípio da igualdade, do respeito às diferenças, da crença e da convicção de que há, na nossa sociedade, espaço para todos e, portanto, temos que trabalhar cada vez mais para que todos tenham o seu lugar na nossa sociedade e que as pessoas possam ser cada vez mais incluídas, com políticas públicas que estimulem e assegurem essa inclusão. Isso é o que faz o nosso Centro, que busca despertar as capacidades de cada um, além do trabalho das equipes e formação de rede de profissionais de vários municípios por meio do trabalho macrorregional", enfatizou a prefeita.

Na sequência, Débora conduziu uma apresentação detalhando conceitos, definições, características e procedimentos que identificam o TEA. A diretora do Centro Danilo Rolim de Moura também destacou a importância da formação de redes de atendimento embasadas em análises das particularidades das pessoas que vivem o transtorno, dos contextos sociais de cada local, para a condução dos atendimentos.

Participaram do Seminário, o vice-prefeito Idemar Barz, os deputados estadual e federal, respectivamente, Luiz Henrique Viana e Daniel Trzeciak, ambos do PSDB, a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, que reforçou a importância do trabalho intersetorial, realizado pelo Centro, entre a Saúde, a Educação e a Assistência Social, e a secretária adjunta de Saúde do Estado, Ana Costa. Ainda participaram a presidente Associação Amparho, Eliana Bitencourt, e o moderador da rede Pró Autismo, Hugo Braz. 

O TEAcolhe

O Programa TEAcolhe é uma política de Atendimento Integrado à pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Lançada em abril do ano passado, pelo Governo do Estado, a iniciativa tem a proposta de criação de Centros Macrorregionais de Referência (CMR), para organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. Em novembro de 2021, o Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolim de Moura, em Pelotas, passou a integrar o Programa, se tornando o Centro Macrorregional da região sul, abarcando 27 cidades da 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde.

Notícias Relacionadas

Não há alteração de casos de dengue em Pelotas

Não há alteração de casos de dengue em Pelotas

Prefeitura pede que pacientes da Saúde atendam telefone

Prefeitura pede que pacientes da Saúde atendam telefone

Prefeitura informa vacinação contra Meningite e Influenza

Prefeitura informa vacinação contra Meningite e Influenza

Prefeitura adere à campanha internacional Novembro Azul

Prefeitura adere à campanha internacional Novembro Azul