
Paula prestigia abertura da Colheita do Arroz
A colheita estadual de um dos mais importantes grãos da agricultura brasileira foi oficialmente iniciada nesta sexta-feira (18). A 32ª edição da abertura da Colheita do Arroz foi realizada na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no município vizinho de Capão do Leão, e mais uma vez contou com a participação da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. O local ainda sediou a assembleia geral da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) que elegeu o prefeito de Cerrito, Douglas Silveira (PP), como presidente da entidade para 2022.
Abertura da Colheita, em Capão do Leão. Fotos: Gustavo Vara.
Entre diversas autoridades e representantes do setor orizícola gaúcho, Paula participou do tradicional ato que marca o evento: a chuva de arroz com o arremesso dos grãos para o alto e salientou a relevância do segmento para região. “Um evento festivo e muito importante num ano muito difícil para a agricultura, com uma estiagem histórica, mas marcando a nossa resiliência e a capacidade de se reinventar do nosso agro que é a grande base e sustentação da nossa economia. A gente está aqui pra aplaudir quem merece: os produtores rurais e, também, pra reconhecer o esforço da equipe do governo do Estado que tem feito uma grande transformação e nos faz olhar o futuro com otimismo”, avaliou a gestora pelotense.
O arroz no RS
O Rio Grande Sul é o maior produtor do cereal no país, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estado é responsável por aproximadamente 70% da produção nacional. De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na safra 2021/2022, o território gaúcho conta com uma área plantada de 957.185 hectares. O que representa um crescimento de 1,3% em relação à safra passada (945.941 ha). A 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com a Embrapa.
Segundo o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, apesar do momento da colheita dos grãos estar cercado de desafios e incertezas diante de uma das maiores estiagens já registradas, o RS segue protagonista na produção nacional de arroz. “São mais de duzentos municípios, que nas suas economias, dependem do arroz e, por isso, temos a responsabilidade desta cadeia para garantir a segurança alimentar brasileira. Este evento, é um evento profissional, técnico que vem para trazer a informação que é, cada vez mais, um insumo fundamental para a gestão eficiente das propriedades rurais”, salientou Velho, detalhando que durante três dias passaram pelo evento mais de nove mil pessoas, mais de cem empresas participantes mobilizando pessoas de 20 estados brasileiros e dez países.
Nova presidência da Azonasul
Antes da Abertura da Colheita, ainda pela manhã, a feira dentro da Estação da Embrapa sediou a assembleia geral da Azonasul. Depois da apresentação de relatório e prestação de contas pelo, até então, presidente, o prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro (MDB), o grupo de 22 prefeitos da região elegeu o prefeito de Cerrito, Douglas Silveira (PP), para comandar a entidade ao longo deste ano. Para Silveira, o foco agora é redirecionar a Azonasul para novas pautas do desenvolvimento regional. "A pandemia ainda nos desafia, especialmente na questão da vacinação infantil, e a própria Azonasul vai intensificar campanhas neste sentido, mas precisamos virar essa página em 2022 e retomar o desenvolvimento econômico regional junto dos prefeitos e considerando todas as pautas dos municípios de forma coletiva de interesse da região" disse o novo presidente.
Paula acompanhou a posse do prefeito Douglas Silveira de Cerrito. Fotos: Gustavo Vara.
A prefeita Paula Mascarenhas, que assume a segunda vice-presidência na nova diretoria da entidade, parabenizou Douglas Silveira e enalteceu o trabalho realizado por Vinícius Pegoraro. “O Vinícius foi um guerreiro com capacidade de dialogar, construir, se posicionar com serenidade e essas características que conduziram a liderança do Vinícius, a gente encontra também no prefeito Douglas, que sem dúvida será uma grande líder, porque ele tem sido um dos participantes mais ativos na construção da nossa Associação. Desejo muito sucesso a ele, que poderá sempre contar conosco”, ressaltou Paula.
Composição da Azonasul 2022/2023
Presidente - Douglas Silveira - prefeito de Cerrito (PP)
1° Vice-presidente - Março Antônio Vasque - prefeito de Chuí (DEM)
2° Vice-presidente - Paula Mascarenhas - prefeita de Pelotas (PSDB)
1° Secretário - Ivan Scherdien - prefeito de Turuçu (PP)
2° Secretário - Rudinei Harter - prefeito de São Lourenço (PDT)
1° Tesoureiro - Fábio Teles - Prefeito de Jaguarão (MDB)
2° Tesoureiro - Fabiany Roig - prefeita de S. José do Norte (PSL)
Presenças
Também acompanharam o ato de abertura, o senador Luiz Carlos Heize (PP), o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana; os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB); Afonso Hamm (PP); Marcel Van Hattem (Novo); o prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt (PP); o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) de Pelotas, Gilmar Bazanella; e o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima.
Ainda prestigiaram a solenidade, o chefe-geral da Embrapa, Roberto Pedroso; o presidente do Irga, Rodrigo Machado; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; o presidente do Conselho Superior da Farsul, Domingos Velho; o vice-presidente da Famurs, Marcelo Maranata; a secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti; o membro da Frente Parlamentar da Agricultura da Câmara dos Deputados, deputado federal Alceu Moreira (MDB); Covatti Filho (PP), a diretora de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Martim; a superintendente federal da Agricultura no estado, Helena Rugeri, os deputados estaduais Ernani Polo (PP), Frederico Antunes (PP); Any Ortiz (Cidadania), Eric Lins (DEM); Marcus Vinícius (PP); o diretor de planejamento do BRDE, Otomar Vivian; o superintendente do Banco do Brasil, Pablo Ricoldi, a superintendente Sul do Banrisul, Vanialice Azeredo e o presidente da Cooperativa Sicredi, Nilson Ireno.