28º edição do evento acontece em Pelotas até sexta-feira, junto com o 5º Encontro Nacional de Olivicultura, no Centro de Eventos Fenadoce

Paula prestigia abertura do Congresso Brasileiro de Fruticultura

28º edição do evento acontece em Pelotas até sexta-feira, junto com o 5º Encontro Nacional de Olivicultura, no Centro de Eventos Fenadoce
Por Marina Amaral 08-11-2023 | 12:00:24
Tags: fruticultura, congresso brasileiro, olivicultura, centro de eventos, ufpel

A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou, na noite de terça-feira (8), a abertura do 28º Congresso Brasileiro de Fruticultura e o 5º Encontro Nacional de Olivicultura, que ocorrem até sexta-feira (10) no Centro de Eventos Fenadoce. Os eventos são organizados pela Embrapa Clima Temperado, pelas universidades federais de Pelotas (UFPel), do Pampa (Unipampa), de Santa Maria (UFSM) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo IFSul, e tem como um de seus objetivos valorizar o histórico da cidade na produção de pêssego e de outras frutas, como uva e oliva

Essa edição marca o retorno do congresso a Pelotas, pois em 1979 a cidade sediou o evento, considerado o principal no ramo do país. Realizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), o encontro deste ano vai reunir mais de mil pessoas nos pavilhões do Centro de Eventos, entre estudantes, técnicos, produtores, pesquisadores, empresários e representantes da indústria do setor. Durante sua fala na abertura, Paula salientou a relevância da realização das atividades e o quanto isso mexe com a economia e a autoestima do município.

“Temos muito orgulho de ser uma cidade frutífera, com uma produção diversificada, que faz tão bem para a nossa saúde e para o nosso município como um todo. Eventos como esse servem para juntar os elos de uma cadeia produtiva tão importante, com pesquisadores, produtores e a iniciativa privada, que têm visões tão diferentes e complementares. Daí, saem as soluções sustentáveis e inovadores que queremos”, avaliou a gestora. 
Eventos acontecem até sexta-feira (10) no Centro de Eventos - Fotos: Gustavo Vara

Os eventos contam com a participação de instituições de ensino e pesquisa de várias partes do Estado e do país, inclusive de países como Uruguai, México e Estados Unidos, e programação é realizada em quatro auditórios simultâneos, com produções científicas de estudantes expostas nos corredores do espaço. O Congresso, que é realizado a cada dois anos, tem como presidente em Pelotas o professor da UFPel, Vagner Brasil Costa. 

O presidente da SBF, Henrique Petry, enfatizou a importância do retorno do encontro em Pelotas, de onde saíram tantos profissionais formados pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e pelo programa de pós-graduação. Durante a cerimônia, a Faem foi homenageada pelos 140 anos que a instituição completa em 2023. O diretor, Dirceu Agostinetto, recebeu a honraria.

A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maria do Carmo Raseira, considerada uma das líderes da fruticultura nacional, também foi homenageada, bem como o professor da UFPel na área de fruticultura, José Carlos Fachinello, in memoriam. Seu filho, André Fachinello, recebeu a homenagem.  

Os homenageados - Foto: Gustavo Vara

Também participaram do ato o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), e a vice-reitora da UFPel, Ursula Rosa da Silva.

Notícias Relacionadas

Produção de arroz irrigado aumenta em Pelotas

Produção de arroz irrigado aumenta em Pelotas

SDR informa novo número

SDR informa novo número

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês