
Paula prestigia lançamento do restauro do Conservatório de Música
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta terça-feira (15), da cerimônia que marcou o lançamento do início da obra de restauro do prédio do Conservatório de Música de Pelotas. Nesta primeira etapa da intervenção, que tem prazo para execução de 12 meses, será realizada a troca do telhado e manutenção da fachada da estrutura. Com 103 anos de história, o local é tombado a nível municipal e federal, além de ser reconhecido como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
Prefeita considera o Conservatório um palco histórico - Fotos: Gustavo Vara
A história do Conservatório foi lembrada pela chefe do Executivo pelotense. Após deixar de pertencer ao Município, o espaço foi transferido à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e passou a abrigar, também, o setor administrativo do Sanep. Em 2020, o prédio foi cedido totalmente à UFPel. O processo de revitalização é uma ação que demonstra a parceria entre poder público municipal, academia e iniciativa privada.
“Pelotas é considerada patrimônio cultural brasileiro e o Conservatório de Música, um palco histórico, conta muito dessa história. É uma estrutura maravilhosa, que fica no Centro Histórico da cidade. O restauro é um trabalho minucioso e sensível de cada aspecto da beleza desse prédio, que merece voltar recuperado para a nossa sociedade”, afirmou Paula.
As intervenções foram aprovadas em setembro de 2021 via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Sistema Pró-cultura, do governo do Estado, com valor superior a R$ 1,2 milhão. O projeto “Restauro inicial do Conservatório de Música de Pelotas” será executado pela Santa Fé Produtora & Patrimônio e prevê a recuperação da cobertura e a conservação curativa e restauração de partes faltantes da fachada, seguida pela pintura.
O evento contou com uma apresentação musical da professora Sônia Cava, e com a participação do secretário de Cultura de Pelotas, Paulo Pedrozo, do assessor especial de Relações Institucionais do Município, Henrique Pires, da reitora da UFPel, Isabela Andrade, da vice-reitora, Úrsula Silva, e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da instituição de ensino, Paulo Ferreira Júnior, além da diretora do Conservatório de Música, Magali Richter, e de representantes da empresa que irá executar a obra.
Notícias Relacionadas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95

Exposição “Tráfego Cultural em Ouro Branco” pode ser vista até dia 28

Oficina de Redeiras integra programação da exposição Z3: Entre Redes e Memórias

Abertura da exposição Tráfego Cultural em 'ouro branco' é nesta sexta