
Paula propõe construção de plano de resiliência para a Zona Sul
Paula defende que região tenha um plano integrado de resposta para eventos climáticos extremos. Fotos: Rodrigo Chagas
A ideia de construção de um plano regional de resiliência para integrar procedimentos e respostas dos municípios em casos de catástrofes naturais e eventos climáticos extremos foi apresentada pela prefeita Paula Mascarenhas aos demais prefeitos da região durante encontro da Azonasul, nesta segunda-feira (18), em Piratini. A proposta foi acolhida pelos gestores.
"Sugiro que possamos pensar um plano de resiliência regional, com estudos e estratégias de compartilhamento de soluções, para que juntos possamos dar conta de um comportamento mais uniforme. Nós concluímos, recentemente o nosso plano de resiliência, ainda não apresentamos à sociedade, justamente por conta das intempéries, mas já está pronto e minha proposta é de que possamos construir algo semelhante para toda a Zona Sul, que nos permita ter um norte para enfrentar com mais preparo esses eventos que, segundo os especialistas, serão cada vez mais recorrentes", apontou Paula.
Durante o encontro, os prefeitos discutiram os problemas causados na Zona Sul pelos recentes eventos climáticos e ouviram do comandante regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, explicações sobre a forma de como o sistema de monitoramento está funcionando.
Presidente de CNM esteve no encontro
O encontro, que também celebrou os 59 anos da entidade, contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que apresentou um detalhamento da situação de perdas de receitas dos municípios frente à queda nos repasses do orçamento da União para o próximo ano em diferentes setores como educação, saúde e previdência social.
Os prefeitos aproveitaram o encontro, também para prestar homenagens aos 59 anos da Azonasul, comemorados no próximo dia 20 e anunciaram a contagem regressiva para os 60 anos da entidade, com o lançamento de um selo alusivo a data. "Já estamos nos preparando para comemorar esta data tão significativa para essa Associação histórica, que tem contribuído muito para o desenvolvimento regional e para a união entre os prefeitos", disse Paula.