Legislações reconhecem instituições e contemplam áreas como a saúde pública e os direitos de pessoas com deficiências não aparentes

Paula sanciona oito novas leis para o Município

Legislações reconhecem instituições e contemplam áreas como a saúde pública e os direitos de pessoas com deficiências não aparentes
Por Micael Carvalho 28-08-2023 | 17:10:45
Tags: Leis, Cordão de Girassol

A prefeita Paula Mascarenhas sancionou, na tarde desta segunda-feira (28), oito novas leis, em cerimônia realizada no Salão Frederico Trebbi no Paço Municipal. Todas as normas são referentes a projetos deste ano e abordam temáticas como a saúde pública de Pelotas, o reconhecimento de instituições e entidades, bem como a promoção dos direitos de pessoas com deficiências.

Fotos: Rodrigo Chagas

Paula referenciou a atividade dos vereadores na criação de leis para o Município e destacou os avanços que podem ser construídos, de forma integrada, entre o Executivo e o Legislativo. 

“A gente já instituiu esse momento como uma tradição. Ao invés de fazermos as assinaturas de portas fechadas, como costumava ser, fazemos um evento público especialmente para valorizar o trabalho legislativo. O Executivo e o Legislativo são poderes independentes, porém progridem muito mais quando atuam juntos em prol da sociedade”, destacou Paula.

Cordão de Girassol

Entre as novas legislações que passam a vigorar no Município, está a Lei 7.230/2023, que institui o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de identificação de pessoas com deficiências invisíveis ou não aparentes. A matéria é de autoria do vereador Márcio Santos (PSDB) e visa promover a conscientização, a inclusão e a educação da sociedade no que se refere ao acolhimento de pessoas com deficiências não aparentes.

O Cordão de Girassol é um acessório utilizado como símbolo de conscientização, empoderamento, identificação e apoio a pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais deficiências ocultas. Inspirado na resiliência dos girassóis, a ferramenta já vigora, enquanto lei, em outras unidades federativas do país, como nos Estados de Belo Horizonte, com a Lei 14.444, e no Espírito Santo, por meio da Lei 11.488.

"Essa lei faz com que as pessoas que possuem uma deficiência oculta sejam efetivamente visualizadas. As pessoas vão olhar o cordão de girassol e vão saber que a aquela pessoa, mesmo que não apareça visivelmente, possui uma deficiência e precisa de um cuidado especial", explica a presidente da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), Eliane Bitencourt.

Conheça as oito novas leis

Lei 7.203/2023 - Declara de Utilidade Pública o Grupo Escoteiros Lís da Lagoa 382 RS. Lei de autoria da vereadora Carla Cassais (PT).

Lei 7.204/2023 - Declara de Utilidade Pública o Instituto Mário Alves (IMA). Lei de autoria da vereadora Carla Cassais (PT).

Lei 7.202/2023 - Altera o artigo 1° da Lei 7.067/, para atribuir o nome de Guilherme Galle à Travessa Um da rua Conselheiro Brusque, bairro Fragata, do trecho da avenida Dom Pedro I até o cruzamento da Travessa Quatro. Lei de autoria do então vereador Carlos Júnior (PSD).

Lei 7.227/2023 - Cria o Selo Empresa Amiga da Mulher e dá outras providências. Lei de autoria do vereador Jone Soares (PSDB).

Lei 7.224/2023 - Propõe a divulgação do monitoramento da qualidade de água consumida pela população do município de Pelotas. Lei de autoria do vereador Jurandir Silva (Psol).

Lei 7.205/2023 - Inclui no calendário oficial de eventos do Município de Pelotas o encontro e exposição de automóveis do grupo Focus Pelotas, a ser realizado, anualmente, na segunda quinzena do mês de outubro. Lei de autoria do vereador Márcio Santos.

Lei 7.220/2023 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Programa Adote a Saúde Pública de Pelotas. Lei de autoria do vereador Márcio Santos.

Lei 7.230/2023 - Institui o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiências invisíveis ou não aparentes no município de Pelotas e dá outras providências. Lei de autoria do vereador Márcio Santos.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários de Governo e Ações Estratégias, Fábio Machado, de Segurança Pública, José Apodi Dourado, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Habitação e Regularização Fundiária, Cláudia Leite, de Saúde, Roberta Paganini, e os vereadores Márcio Santos e Jone Soares (PSDB).

Notícias Relacionadas

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo

Com recursos próprios, Prefeitura conclui Praça CEU no loteamento Dunas

Com recursos próprios, Prefeitura conclui Praça CEU no loteamento Dunas