Primeira edição do evento focou no estímulo à arte e ao empreendedorismo

Paula visita Mostra LGBT Pelotas

Primeira edição do evento focou no estímulo à arte e ao empreendedorismo
Por Ascom 22-07-2023 | 16:09:12
Tags: 1ª Mostra LGBT Pelotas, Paula, Praça da Alfândega, exposições, homenagens, empreendedorismo

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, no final da manhã deste sábado (22), parte das atividades elaboradas pela 1ª Mostra Pelotas LGBT. O evento realizado na praça da Alfândega, na Zona do Porto, teve a organização compartilhada pela Prefeitura de Pelotas, Núcleo de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas(Nugen/UFPel) e  o Coletivo Juliana Martinelli. 

1ª Mostra LGBT Pelotas - Fotos: Michel Covello

A primeira edição do evento, cuja realização será semestral, trouxe para uma programação diversa com shows de dança e música, desfiles de drags, comercialização de doces e salgados artesanais. Um espaço para estimular toda a capacidade artística e empreendedora da comunidade LGBTQIAPN+. 

"Eu tenho muito orgulho de estar sempre muito perto dessas ações que abrem espaço para a cultura LGBTQIA+ e promovem visibilidade a estas pessoas. Primeiro porque temos que fazer movimentos de resistência e transformação na sociedade tornando-a mais humana, generosa, acolhedora e respeitosa. E também porque eventos como este são um enorme potencial gerador de riqueza e oportunidades de estimular a economia. A gente precisa abrir caminhos para outras oportunidades econômicas e produção de renda, de difundir as artes e os talentos dessa comunidade", apontou Paula. 

A estreia da Mostra trouxe ainda homenagens para destacar importantes nomes na luta contra a LGBTQIA+fobia em Pelotas. As trajetórias da atriz e ativista social Márcia Monks, do fotógrafo e artista plástico Neco Tavares e da ativista e educadora social Juliana Martinelli foram contadas e celebradas em exposições no Centro de Vivências Culturais Rendez-Vous. 

Também estiveram presentes na Mostra, o vereador Antônio Peixoto (PSD),  os secretários municipais de Educação e Desporto, Adriane Silveira; de Cultura, Paulo Pedrozo, a diretora da Divisão da Diversidade e de Combate à Intolerância, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos  do Estado,  Glória Crystal, e  equipes da secretaria de Cultura, da Saúde e do programa Bairro Empreendedor.

Notícias Relacionadas

“Tráfego Cultural em Ouro Branco” traz exposição e oficinas

“Tráfego Cultural em Ouro Branco” traz exposição e oficinas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Três eventos movimentam Centro Histórico neste sábado

Três eventos movimentam Centro Histórico neste sábado