
Paula vistoria trabalhos de equipes nos bairros
A prefeita Paula Mascarenhas, juntamente com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, acompanhou, durante a tarde desta quarta-feira (13), os trabalhos de desobstrução de valetas e de drenagem em diferentes pontos da cidade. Mesmo com o registro de 342 milímetros de chuva, conforme dados do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), o sistema de drenagem urbana tem respondido bem e dado vazão às águas.
Prefeita acompanha trabalho de drenagem. Fotos: Rodrigo Chagas
Além de vistoriar os trabalhos de drenagem pluvial, em locais considerados mais críticos, Paula também acompanhou a entrega de cestas básicas e cobertores a famílias no loteamento Vasco Pires, além de verificar a situação do canal que divide os bairros Pestano e Getúlio Vargas. Conforme a chefe do Executivo, apesar do expressivo índice pluviométrico registrado até agora nos 13 primeiros dias de setembro, não há ocorrências consideradas graves e todas as equipes estão prontas para atender a qualquer chamado da população.
"Há algum tempo, o Sanep já vem fazendo o trabalho na macrodrenagem e, da mesma forma, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura na microdrenagem nos bairros. Isso tem contribuído para que não tenhamos uma cidade embaixo d'água. Temos muitos transtornos, muita água em alguns pontos mais baixos, ruas muito danificadas, mas com canais e valetas dando vazão às águas. Algumas áreas apresentam mais dificuldades, como a Z3, porque a lagoa está subindo, mas as nossas equipes estão monitorando e de prontidão para atender quem precisa", disse Paula, reforçando a necessidade de conscientização da comunidade para a importância de não descartar lixo irregularmente, o que aumenta os problemas. "O Sanep, agora, está focado no conserto de uma bomba de drenagem na vila Farroupilha, danificada pelo acúmulo de lixo de todo tipo. Isso é um exemplo do que o lixo descartado irregularmente pode causar. Por isso, pedimos a colaboração de todos".
As equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais estão mobilizadas e em prontidão, na Sala de Situação e Monitoramento, para atender qualquer ocorrência. O contato pode ser feito pelo 193 dos Bombeiros, onde está instalada a Sala.
Chuva recorde
A chuva registrada na cidade, desde o início do mês, é recorde. De acordo com os dados da Estação Agroclimatológica de Pelotas Embrapa/UFPel/Inmet, desde o início do monitoramento das normais climáticas, em 1971, nunca se registrou uma precipitação acumulada tão grande em setembro. Os valores mais próximos foram anotados em 1979, quando, em setembro, choveu 264 milímetros, e em 2015, quando choveu 252 milímetros, bem como no ano passado, com o registro de 230 milímetros.
Paula reúne-se com vereadores para atualizar situação das chuvas
No final da manhã desta quarta-feira (13), a prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se com os vereadores para atualizar a situação do Município frente ao grande volume de chuva já registrado na cidade.
“Foi uma reunião muito importante, quando nós tivemos a oportunidade de atualizar os parlamentares sobre a situação da chuva na cidade. O volume de chuva nas últimas 24 horas foi muito intenso. Nós já temos o acumulado para setembro de 342 milímetros, quando a média histórica dos últimos 30 anos para esse mês é de 122 milímetros. Tivemos mais que o dobro de chuvas em menos da metade do mês. Nós não estamos com a cidade completamente embaixo d’água porque mantivemos o trabalho de limpeza nos canais, mas sabemos, também, que já há zonas em transtorno pelo acúmulo de água”, destacou a prefeita.
Para prestar apoio às localidades mais afetadas, as equipes do Município estão permanentemente mobilizadas, identificando a necessidade de desobstrução de canais e realizando o pleno atendimento à população. As sete casas de bombas do Sanep operam de forma padrão e, desde o começo das chuvas, mantêm o funcionamento ininterrupto.
“Nós estamos monitorando, junto com a Defesa Civil do Estado, a questão da contribuição de ventos e da chegada de águas dos rios da região. A princípio, está tudo sob controle, mas sabemos que isso pode mudar a qualquer momento. O que nós queremos assegurar para a população é que estamos prontos para qualquer agravamento dessa situação”, completou Paula.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o presidente da Câmara Municipal, vereador César Brisolara (PSB), e os vereadores Marisa Schwarzer (PSB), Márcio Santos (PSDB), Jone Soares (PSDB), Anderson Garcia (Podemos), Paulo Coitinho (Cidadania), Antônio Peixoto (PSD), Reinaldo Elias (PSD), Cristiano Silva (União), Rafael Barriga (União), Cauê Fuhro Souto (União), Marcos Ferreira (União), Carla Cassais (PT), Fernanda Miranda (Psol) e Jurandir Silva (Psol).
Confira todas as informações sobre o impacto das chuvas em Pelotas
Desalojados - cinco famílias precisaram sair de suas casas e foram alojadas em moradias de parentes.
Precipitação total acumulada desde segunda-feira (11): 111,5 milímetros (Fonte: Sanep)
Segunda-feira (11) - 24,5 milímetros
Terça-feira (12) - 28,5 milímetros
Quarta-feira (13) – 58 milímetros (até 17h)
Total de chuva em setembro: 342 milímetros (Fonte: Sanep)
Normal para o mês: 123 milímetros (Fonte: Agroclimatologia Embrapa/UFPel)
Nível do canal São Gonçalo: 1,59 metro (nível na terça-feira: 1,46 metro)
Vias interditadas/alagadas
- No momento, 11 pontes da zona rural permanecem interditadas por causa do transbordamento de rios e arroios.
- A ponte da Z3 está interditada por causa do aumento do nível da Lagoa dos Patos.
- As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura trabalham na estrada da Barra do Laranjal, no Corredor do Obelisco, no Balneário dos Prazeres, no Laranjal, no entroncamento das avenidas Leopoldo Brod e Dois do Getúlio Vargas, no loteamento Thoussant e na Vila Brod.
Trânsito
Algumas linhas do transporte coletivo tiveram o trajeto alterado por causa de alagamentos registrados em determinados pontos da cidade. As linhas com desvios são:
Areal circular
Bom Jesus
Querência
Passo do Salso
Terezinha
UBSs fechadas
Nesta quinta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona rural permanecem fechadas por causa de alagamentos ou por necessidade de realização de limpeza. As Unidades Laranjal, Z3, Bom Jesus, Barro Duro e Osório passarão por limpeza durante a manhã e reabrirão à tarde.
Abrigos da Assistência Social: durante a noite, 68 pessoas foram recebidas na Casa de Passagem.
Atendimentos nas últimas 24 horas
Pedidos de lonas: oito
Pedidos de telhas: dois
Árvores caídas: duas
Buracos em via: dois
Como pedir ajuda
Quem estiver em alguma área de risco e precisar de ajuda pode entrar em contato via Whatspel! Para isso, é preciso enviar nome e endereço completos com ponto de referência.
O atendimento via WhatsPel é das 18h às 21h45min, deste a terça-feira (12). Após esse horário, os pedidos de ajuda podem ser feitos pelos números 193 ou 153.