
Pelotas chega ao 100º drive-thru de vacinação
Seis meses depois da primeira ação de vacinação pelo sistema drive-thru, no dia 13 de fevereiro, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Pelotas registra, nesta quarta-feira (18), o centésimo drive-thru de vacinação contra a Covid-19 no Centro de Eventos. A data simbólica de mobilização conjunta para a imunização dos pelotenses foi marcada por muitos agradecimentos, a profissionais e voluntários, pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo vice-prefeito Idemar Barz, que acompanharam as atividades durante a manhã.
Prefeita destacou a marca e agradeceu o envolvimento de todos. Fotos: Gustavo Vara.
Antes de começar a aplicação da vacina nos jovens de 21 anos, a prefeita enalteceu o esforço e a dedicação de todos que contribuíram para o sucesso da vacinação no Município. Desde os servidores públicos das secretarias de Saúde, de Transporte e Trânsito, com os agentes de Trânsito, de Segurança, com a Guarda Municipal, de Assistência Social, até muitos outros, além das parcerias com a Brigada Militar, o Exército, as universidades, as escolas de Enfermagem, o IFSul, onde tudo começou, e voluntários.
"Se, hoje, Pelotas está entre as cidades que tem uma das melhores estruturas de imunização, é porque nós tivemos a doação de vocês, que assumiram esse papel nessa luta que é histórica e humanitária. Vocês compreenderam esse chamado profissional, escolhendo se doar ao próximo. A minha gratidão a todos vocês será eterna. Vamos vencer juntos essa pandemia. Muito, muito obrigada!", agradeceu a prefeita.
A secretária de Saúde, Roberta Paganini, também ressaltou que todo esse resultado, extremamente positivo, é fruto de um trabalho de construção coletiva. "A cada ação de vacinação, teve um grupo que discutiu como seria feita: qual o documento, o modelo de atestado, o tamanho do público, e essa discussão sempre envolveu diversas instituições, um pensar coletivo e uma execução coletiva, com a contribuição de todos", detalhou.
Drive 100 foi para jovens de 21 anos ou mais. Fotos: Rodrigo Chagas.
Estrutura
Para uma das coordenadoras do drive-thru, Marilus Fonseca, os desafios foram sendo superados a cada edição e a mobilização foi ampliada. Hoje, são cerca de 140 pessoas envolvidas, entre voluntários e servidores, sete pistas/mesas de vacinação, com uma média de dez pessoas em cada espaço, além dos que atuam na organização e cadastro. "O drive chega à centésima edição e se tornou essa referência pela empatia e pela dedicação de todos que estão e que já passaram por aqui. É muita gratidão", ressaltou.
O drive-thru para vacinadores e vacinados
Na data que também marca o Dia do Estagiário, a estudante de Enfermagem, Sabrina Lopes da Costa, que estagia há três meses na UBS Santa Terezinha, destacou a importância do drive-thru para ela. "Isso fortalece a nossa esperança que vamos vencer essa pandemia. Estar aqui, para mim que amo a Enfermagem, amo cuidar de pessoas e acompanho desde os idosos até hoje com os jovens, é uma satisfação enorme", disse Sabrina.

Estagiária Sabrina realizada com o trabalho no drive. Foto: César Soares.
Dedicado ao público de 21 anos ou mais, o drive-thru 100 foi bastante movimentado desde as primeiras horas da manhã. Nem a chuva intimidou o jovem Gustavo de Azevedo Lüdtke, que foi o primeiro vacinado do dia. "Estou muito feliz que chegou a minha vez. Agora, mesmo que demore mais um pouco, até todos estarem com a segunda dose, eu imagino que daqui para a frente possamos começar a voltar à normalidade", comemorou.

Primeiro vacinado do dia, o jovem Gustavo Azevedo. Foto: César Soares.
Vacinados nesta quarta-feira
Ao longo do dia mais de 3,3 mil pessoas foram vacinadas na cidade. No drive-thru, do Centro de Eventos, 1.519 jovens receberam a primeira dose da vacina. Já nos bairros, 1.867 pessoas tomaram a segunda dose e completaram o esquema vacinal contra o coronavírus.
Programação para os próximos dias
Drive-thru – Centro de Eventos das 9h às 17h
- Sexta-feira (20) - 2ª dose – pessoas de 18 a 59 anos, com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 19 e 20 de maio, e outros que tenham tomado a primeira dose da AstraZeneca nessas datas
Bairros – das 10h às 15h
- Quinta-feira (19) - 2ª dose – pessoas de 30 a 59 anos, com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 19 de maio, e para o público que tenha tomado a primeira dose da AstraZeneca nessa data
- Sexta-feira (20) – 1ª dose para pessoas com 22 anos ou mais
No Serviço de Assistência Especializada (SAE) - rua Almirante Guilhobel, 221, Fragata, das 9 às 17h
- Quinta-feira (19) - 2ª dose – pessoas com HIV e Aids, com idades entre 18 e 59 anos, que receberam a primeira dose nos dias 17 e 18 de maio.
Documentação para 1ª dose
- Documento de Identidade
- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário
- Cartão SUS ou CPF
Documentação Para 2ª dose
- Carteira de Vacinação para comprovar a 1ª dose
- Documento de identidade
Endereços dos pontos de vacinação nos bairros
- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata
SMS alerta
A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.