Métodos de prevenção adotados pelo Município continuam referência para muitas outras localidades do Estado

Pelotas confirma 55 casos de dengue neste ano

Métodos de prevenção adotados pelo Município continuam referência para muitas outras localidades do Estado
Por Tânia Magalhães 07-11-2025 | 10:44:13
Tags: atualização dengue

Pelotas confirma, oficialmente, o registro de 55 casos de dengue no município em dez meses e uma semana. O número é considerado baixo, se comparado a outras localidades do Estado, e mantém os métodos de prevenção adotados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura como referência para outras cidades, a exemplo de Viamão, que chegou a ter epidemia, com cerca de seis mil infecções por dengue em 90 dias.

Boletim atualizado do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira (6) às 8h20min e sem alterações até esta sexta-feira (7), informa que, dos 55 casos confirmados, 38 foram de infecções contraídas no próprio município e 17 fora dos limites da cidade. Neste ano, não houve registro de óbitos por dengue em Pelotas e, no momento, não há hospitalizados. Vinte e três situações continuam em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua com atuação permanente dos agentes de endemias, com visitação a residências e todos os tipos de estabelecimentos, visando fiscalizar e eliminar ambientes propícios à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. As equipes dão dicas para que a população auxilie no combate. Confira algumas orientações.

- Mantenha garrafas e recipientes sem tampas de cabeça para baixo e lave e escove com água e sabão os depósitos que não possam ser tapados, como a tigela de água do seu pet.

- Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas.

- Retire galhos e folhas das calhas, para que não represem água da chuva.

- Deixe as lixeiras sempre tampadas e feche bem os sacos de lixo.

- Mantenha a piscina coberta ou tratada.

- Não deixe água acumulada sobre a laje ou pisos internos, de áreas e pátios.

- Limpe a bandeja da geladeira e a coletora de água do ar-condicionado.

- Retire de pátios, jardins ou áreas todo o objeto ou ambiente capaz de reter água parada.  

A Prefeitura de Pelotas, independentemente de orientar a população, realiza aplicações do produto químico Fludora, inibidor do desenvolvimento do mosquito, em áreas e vias públicas, terrenos e residências. Essa prática, somada à atuação dos agentes, tem sido eficaz no combate à formação de focos.

Neste ano, na divisão por bairros, o Fragata está à frente na formação de focos, com 656 identificados. As Três Vendas figura em segundo lugar, com 372, o Centro com 164, o Areal com 156, a Barragem com 88, o Laranjal com 66 e o São Gonçalo com 63.

Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional

Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional

Conselho Local de Saúde Santa Terezinha está em fase de criação

Conselho Local de Saúde Santa Terezinha está em fase de criação

UBS Leocádia está em plena reforma

UBS Leocádia está em plena reforma

UBS na Rua estará na Feira do Livro

UBS na Rua estará na Feira do Livro