
Pelotas é finalista do prêmio da Famurs com três projetos
A Prefeitura de Pelotas é finalista, pela quarta vez consecutiva, do 5º Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A indicação é inédita, com três projetos em três diferentes categorias: a campanha Todo Caramelo é Doce, na categoria Comunicação Social, o projeto Bairro Empreendedor, em Desenvolvimento Econômico e Desburocratização, e a Requalificação do Transporte Coletivo, inserido em Mobilidade Urbana e Trânsito.
A classificação final e a entrega da premiação ocorrerão no dia 22 de novembro, durante o evento Smart Cities Park, em Nova Petrópolis.
Conheça os três projetos indicados
Todo Caramelo é Doce
A Prefeitura de Pelotas lançou, no mês de maio deste ano, a campanha Todo Caramelo é Doce, com o principal objetivo de incentivar a adoção de cães do Canil Municipal. Dados mostram que, de janeiro a abril de 2023, 17 animais foram adotados na cidade e, entre maio e setembro, o número de adoções chegou a 26, influenciadas diretamente pelo lançamento da campanha, que mobilizou as redes sociais e foi tema de eventos, como a Festa dos Caramelos, que reuniu a comunidade para divulgar a ação.
A campanha publicitária foi articulada pela Assessoria Especial de Comunicação (Ascom) e a política pública de bem-estar animal é executada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
Bairro Empreendedor

Iniciativa que tem como objetivo fortalecer a economia local, por meio da organização e da valorização da comunidade e dos pequenos negócios localizados em todas as regiões da cidade. As equipes da Prefeitura atuam nos bairros, identificando lideranças, elencando os maiores problemas de cada localidade e o número de pessoas que podem ser beneficiadas. Também foram formalizados programas de crédito para auxiliar os empreendedores.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti).
Requalificação do Transporte Coletivo

Desde outubro de 2022, Pelotas conta com 100% da frota do transporte coletivo urbano com Wi-Fi disponível aos usuários, o que viabilizou o pagamento de passagem por cartão de débito, crédito e QR Code. Isso fez com que a cidade se tornasse, à época, o primeiro município brasileiro com esses sistemas junto de GPS, câmeras de segurança e reconhecimento facial para controle de gratuidades. Em maio deste ano, foi lançado o Aplicativo Unificado, que permitiu o pagamento com pix e recarga dos cartões.
Os investimentos são feitos pelo Município, pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP).
Relembre
Nas quatro edições passadas da premiação, Pelotas foi reconhecida como finalista em três delas. No 1º Prêmio Boas Práticas, o Município alcançou o terceiro lugar da categoria Saúde, com o projeto Rede Bem Cuidar, na segunda edição, a Prefeitura conquistou o primeiro lugar pela campanha Seja Doce Com Pelotas, Ajude a Manter a Cidade Limpa, na categoria Comunicação Social. Em 2022, os projetos Óleo Sustentável e Cada Jovem Conta foram premiados.
Notícias Relacionadas

Fiscalizações resultam em 79 autos de infração no fim de semana

Linhas de ônibus terão desvio na João Jacob Bainy nesta terça-feira

XIV Jornada Jucisrs de Interiorização inicia na quarta (23), em Pelotas

STT orienta motoristas sobre bloqueios viários no fim de semana