É o mesmo número para o mês do ano passado, quando a atual gestão deu início à campanha “Deu pra ti - aqui a dengue não se cria”

Pelotas fecha janeiro com apenas um caso de dengue

É o mesmo número para o mês do ano passado, quando a atual gestão deu início à campanha “Deu pra ti - aqui a dengue não se cria”

Por Roberto Ribeiro 03-02-2026 | 12:20:32
Tags: SUS , Casos de dengue , Queda , Prevenção

Pelotas confirmou apenas um caso de dengue em todo o mês de janeiro deste ano. O número é o mesmo para o mês do ano passado, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à campanha “Deu pra ti - aqui a dengue não se cria” para controlar a doença no município, que havia fechado 2024 com 580 casos, com um pico de quase 200 somente no mês de março daquele ano. Em todo 2025 foram 56 notificações da doença, uma queda de mais de 90% em relação ao ano anterior em Pelotas.

Funcionários da limpeza urbana ouvem a secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória (ao fundo), antes do início do mutirão de limpeza urbana realizado na Vila Gotuzzo, bairro Fragata, semana passada (Foto: Tobias Bernardo/Secom)

Em todo janeiro houve 36 notificações no município, três delas de fora da cidade. Foram descartados 21 e 14 estão sob investigação. A próxima operação integrada da campanha “Deu pra ti - aqui a dengue não se cria” está marcada para o dia 10 deste mês (terça-feira) no Simões Lopes (região sul do bairro Fragata). A atividade envolve mutirão de limpeza urbana e recolhimento de entulhos coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e visita às residências do território de agentes de combate às endemias e comunitários de saúde. Dois dias antes um carro de som contratado pela SMS circula pelas ruas da comunidade orientando a população a descartar em frente às casas e estabelecimentos comerciais todo o tipo de material capaz de acumular água.

Foto de capa: Volmer Perez/Secom

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)