
Pelotas homenageia L. C. Vinholes por criação de laços com Suzu
Prefeita descerrou placa de agradecimento pelo trabalho desempenhado pelo ex-diplomata e compositor. Fotos: Gustavo Vara
Nesta sexta-feira (15), a prefeita Paula Mascarenhas, recebeu o ex-diplomata e compositor pelotense, Luiz Carlos Vinholes, na sala de exposições Frederico Trebbi, para homenageá-lo por sua importância no estreitamento de laços entre o município e a cidade de Suzu, no Japão, com a inauguração de uma placa com seu nome na sala Frederico Trebbi, o hall do Paço Municipal.
A gestora do Município destacou o pioneirismo de Vinholes na criação de laços entre as cidades e ressaltou sua importância no incentivo de outras irmandades municipais.
“Hoje, homenageamos o responsável pela irmandade histórica de Suzu com Pelotas que completa 60 anos em 2023, e originou laços com outras cidades, como Aveiro, Colônia de Sacramento e Aracati. Tudo isso partiu de uma conversa de Vinholes com o vice-prefeito de Suzu, que acabou chamando atenção do prefeito Ryuichiro Okamura lá no Japão, assim como de João Carlos Gastal aqui em Pelotas. E, hoje, 60 anos após este encontro, estamos aqui provando que continuamos conectados com Suzu e esta é nossa forma de agradecimento ao Vinholes pelo seu papel de diplomata, criando pontes e unindo povos através do diálogo”, declarou Paula.
“Eu recebo essa homenagem com muita humildade e muita alegria, pois quando saí de Pelotas, fiz questão de não cortar meu cordão umbilical com a cidade e quando fui embora, o município ainda não tinha 100 mil habitantes. Quando voltei, a cidade já passava dos 200 mil habitantes, e, mesmo assim, o carinho e o comportamento dos pelotenses uns com os outros não mudaram em absolutamente nada”, ressaltou o homenageado.
Estavam presentes na homenagem à L. C. Vinholes, o secretário da Cultura, Paulo Pedrozo, o diretor do teatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, o assessor especial do Esporte, Carlos Júnior, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fabio Machado, o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore e a reitora da UFPel, Isabela Andrade.
Após o descerramento da placa, o compositor, pioneiro do gênero de música aleatória, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pelotas em solenidade no realizada no Centro de Artes da UFPel.