
Pelotas inicia os Festejos Farroupilhas
Neste domingo (14), a 26ª Região Tradicionalista (RT) e a Prefeitura de Pelotas abriram oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha 2025, num ato simbólico no Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Zattera.
Após uma solenidade restrita a autoridades civis, militares e tradicionalistas, a chama crioula foi fundida à centelha da chama da Semana da Pátria, que estava sob guarda do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz). Posteriormente, foi levada ao Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Zattera, onde foi feita a distribuição da chama entre as entidades tradicionalistas da cidade para que elas pudessem levar uma parte do símbolo cultural aos seus Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Neste mesmo espaço, a comunidade levou doações de materiais de higiene que serão destinados à Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan), reforçando a harmonia e o comprometimento do povo gaúcho.

A chama crioula chega ao Altar da Pátria na tarde deste domingo (14), em cerimônia que abre oficialmente os Festejos Farroupilhas no município (Fotos: Ricardo Bandar/Secom)
O prefeito Fernando Marroni, desejou que a chama tradicionalista continue viva nos corações e mentes dos gaúchos. " É a celebração de uma tradição que luta pelos valores e costumes, que integra todas as forcas do RS. Iniciamos hoje uma nova etapa do tradicionalismo na cidade".
“A chama crioula é um símbolo central na Semana Farroupilha, representando a união do povo, a história, a tradição e a identidade do Rio Grande do Sul. Ela simboliza a continuidade cultural e o amor pela terra e pelos costumes gaúchos, e iluminará as rondas durante esses sete dias”, afirma o coordenador da 26ª Região Tradicionalista, Marcio Adir Corrêa.

Cavalarianos (ao fundo) na avenida Bento Gonçalves na tarde deste domingo (14), quando a chama crioula foi levada ao Altar da Pátria
O vereador Paulo Coitinho representou o Legislativo muhicipal. "Precisamos ampliar a valorização da cultura gaúcha, por isso estamos empenhados nesta mobilização. Essa chama traz um pouco de esperançq de novos tempos. Jamais deixaremos que ela se apague".
A ação foi finalizada com um grupo de cavalarianos entregando uma centelha da chama ao prefeito, no Paço Municipal, destacando a importância da iniciativa para a cultura e tradição local.

O prefeito Fernando Marroni, ao lado da secretária de Governo, Míriam Marroni, e cavalarianos da 26ª Região Tradicionalista, durante ato que finalizou a cerimônia de abertura da Semana Farroupilha em Pelotas, na tarde deste domingo (14), no Paço Municipal
Igor da Silva, do CTG Negrinho do Pastoreio, foi um dos responsáveis por transportar a chama crioula neste domingo, e aponta que a relevância desse momento para os tradicionalistas se dá no poder de cultuar o passado, tradição e costumes sul-rio-grandenses. “Isso traz toda força do nosso povo gaúcho que luta pelos seus. A Semana Farroupilha é onde encontramos e conhecemos novos amigos, onde dividimos histórias, aprendizados e experiências, sendo um lugar que acolhe do mais novo ao mais velho”, afirma.
Na sequência, os festejos apresentam uma programação repleta de tradição, contando com shows de grandes nomes, como Jari Terres, Alemão Preto, Kininho Dornelles, Robledo Martins e Rui Carlos Ávila, tendo como palco a Associação Rural. Somando as atividades, terá rodeio artístico, ronda juvenil, jantar dançante, ensaio aberto, bailanta, almoço, celebração religiosa, baile, entrega de comendas, contação de histórias, brechó, artesanato, mateada e outras apresentações artísticas.
A chama crioula foi buscada no município de Caxias do Sul por sete cavalarianos da 26° Região Tradicionalista, que percorreram cerca de 500 quilômetros durante 19 dias à cavalo. O grupo foi composto por integrantes do CTG Negrinho do Pastoreio, União Gaúcha João Simões Lopes e Sociedade Cultural Charqueadas - Renegados da Carreteira. Entre eles estavam Luiz Pires, Jair Sanches, Luis Sanches, Luis da Cruz, André Peverada, Jefferson Amaral, Igor da Silva, Lucas Maciel e Aguinaldo Aguiar, que realizaram o percurso como um ato de reverência à história e à herança cultural do Estado, mantendo viva uma tradição que celebra as raízes.
Participaram os secretários geral de Governo Miriam Marroni, de Turismo, Danilo Rodrigues, de Transporte e Trânsito, Claudio Montanelli, e de Segurança, Marcio Medeiros.
Notícias Relacionadas

Presidente da Conab entrega 13,5 toneladas de alimentos a pescadores da Z-3

Prefeitura encerra as comemorações da Semana da Pátria 2025

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025