
Pelotas promove ‘Dia C’ para segunda dose infantil contra Covid-19
Na próxima terça-feira (19), das 8 às 17h, a Prefeitura de Pelotas realiza o ‘Dia C’ de vacinação para crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina Pfzer contra o coronavírus há, no mínimo, dois meses. Pais e responsáveis também poderão levar as crianças para receber a primeira dose. A ação ocorre na Unidade de Vacinação Infantil montada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, na casa da rua General Neto, 1.707, e na Associação Rural, com entrada pela avenida Salgado Filho.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na data será aplicado somente o imunizante Pfizer e qualquer menor, na faixa etária, poderá ser vacinado, independentemente de ter comorbidades ou não. As aplicações serão feitas por livre demanda, ou seja, não é necessário realizar agendamento prévio.
Segundo a Diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado, “a imunização só é total após o esquema completo com as duas doses. As vacinas têm alta eficácia e são seguras, o que já é amplamente comprovado. Além de proteger as crianças, a vacinação em massa contribui para diminuição da circulação do vírus”.
Confira os locais de aplicação
- Unidade de Vacinação Infantil na Ubai Navegantes: rua Dona Darci Vargas, 212
- Casa na rua General Neto, 1.707 (ao lado do Ceron, entre as ruas Marcílio Dias e Professor Araújo)
- Associação Rural de Pelotas: avenida Fernando Osório, 1.754, Três Vendas (pavilhão Jorge Gertum, com entrada pelo portão da avenida Salgado Filho)
Saiba os documentos necessários
- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento com a declaração disponível neste link https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil
- Carteira de Vacinação da criança
- Cartão SUS (opcional)
Orientações da SMS
A SMS esclarece que as crianças de 5 a 11 anos, para receber a dose contra a Covid-19, devem aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente.
As pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.