Pelotas registra 90 milímetros de chuva em 24 horas
A passagem do ciclone extratropical pelos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina trouxe impactos para Pelotas. Nas últimas 24 horas, os pluviômetros do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) do Sanep registraram uma média de 90 milímetros de chuva. As equipes da Prefeitura permanecem em atuação integrada neste sábado (8), com o objetivo de solucionar ocorrências pontuais registradas durante o temporal.
A Secretaria da Defesa Civil identificou locais com acúmulo de água, como os bairros Bom Jesus, Getúlio Vargas, Laranjal e Vila Francesa, onde equipes atuam em regime de plantão para realizar a drenagem. O secretário da pasta, Milton Martins, destacou a importância de manter uma rotina de limpeza nas estruturas de micro e macrodrenagem urbana como forma de preparação para eventos climáticos. “Estamos trabalhando fortemente para alcançar a situação ideal, que é ter uma ação constante de limpeza nas valetas, caixas e galerias. Essa rotina não existiu nas últimas duas décadas em Pelotas, por isso, a evolução é gradativa. Não basta apenas desobstruir o sistema, é preciso mantê-lo desobstruído”, salientou.
As casas de bombas apresentaram resposta positiva no escoamento pluvial. Equipes do Sanep garantiram o funcionamento contínuo das sete unidades responsáveis por dar vazão às águas: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra. Na zona rural, não foram registradas ocorrências mais severas. Segundo Martins, a Prefeitura monitora situações pontuais de difícil acesso por algumas estradas. Casos graves decorrentes da queda de árvores também não foram registrados, conforme o plantão da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). Os níveis da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo permanecem baixos após as chuvas.
Com previsão de tempo estável no município para os próximos dias, a Prefeitura permanece atenta às localidades onde ocorreram alagamentos e dá sequência ao planejamento de ações estruturais de drenagem. O contato da Defesa Civil pode ser feito pela população através do número (53) 99700.7575.
Foto: Volmer Perez