O Programa TEAtivo, do Ministério do Esporte, busca atender até 200 jovens com TEA através de atividades de esporte e lazer

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

O Programa TEAtivo, do Ministério do Esporte, busca atender até 200 jovens com TEA através de atividades de esporte e lazer
Por Andrine Teixeira Garcia 18-12-2025 | 16:54:13
Tags: esporte , inclusão , Lazer

Pelotas passa a contar com o Programa TEAtivo, sendo contemplada com um montante de R$ 360 mil via Ministério do Esporte, tendo em contrapartida o investimento de 10% do valor através do poder Executivo Municipal. O projeto busca a criação de um núcleo de referência de lazer e esporte para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) no município, contendo 200 vagas que serão preferencialmente destinadas ao público que compõe a lista de espera do Centro de Autista Dr. Danilo Rolim de Moura.

Para o prefeito Fernando Marroni, a prática esportiva é uma grande aliada no desenvolvimento, na saúde e no bem-estar de crianças e adolescentes com TEA. “Com o Programa TEAtivo, Pelotas avança na inclusão, garantindo mais oportunidades, cuidado e qualidade de vida para esses jovens e suas famílias”, declarou o chefe do Executivo. 

O programa reserva atendimento a pessoas com TEA com faixa etária entre 6 e 18 anos incompletos, sendo 100 vagas destinadas ao público feminino e outras 100 ao masculino. 

As ações contarão com duas modalidades esportivas, sendo elas karatê e atletismo, que estarão divididas entre três núcleos que serão alocados no Complexo de Esportes, Saúde e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Ginásio Municipal Karosso e no Parque da Baronesa. 

A proposta inicial prevê 50% dos alunos para a modalidade de atletismo e outros 50% no karatê, com os casos sendo estudados individualmente pela equipe multidisciplinar, buscando o melhor atendimento possível para cada indivíduo. Cada turma terá cinco alunos, considerando o nível de suporte, sendo acompanhados por um um profissional de educação física e dois estagiários. Enquanto isso, os atendimentos irão ocorrer tanto no turno da manhã quanto da tarde, às segundas e quartas ou às terças e quintas. 

“Pelotas será o primeiro município do Rio Grande do Sul a contar com o Programa TEAtivo e isso é algo extremamente importante, o esporte andando junto a inclusão” , afirma o vereador Carlos Júnior, que junto ao deputado federal Danrlei de Deus realizou a articulação para adesão ao programa junto ao secretário nacional de Paradesporto, Fábio Augusto de Araújo.

O paradesporto é uma ferramenta de inclusão e desenvolvedor de habilidades sociais. A participação de Pelotas reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar o acesso de pessoas com TEA a políticas públicas estruturadas de desenvolvimento humano, rompendo barreiras e gerando participação social plena. 

Entre os objetivos da implementação do programa, estão a busca por avanços concretos nos aspectos físicos, cognitivos e psicossociais de pessoas com TEA, assim como a aprimoração das técnicas de atendimento, promovendo o desenvolvimento, qualidade de vida, autonomia e a independência do público alvo. 

O programa será executado no município por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) e de Planejamento e Gestão (Seplag), contando também com a parceria da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da UFPel (ESEF) e do Centro de Autista Dr. Danilo Rolim de Moura. Os recursos já estão empenhados e em breve haverá a implementação do programa.

Foto de capa: Volmer Perez/Secom

Notícias Relacionadas

Atletas do QLNB passam por exames de faixa

Atletas do QLNB passam por exames de faixa

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes