Iniciativa é fruto do programa Refrigerar, do Governo do Estado, e beneficia, desta vez, pescadores feirantes suplentes

Pescadores feirantes recebem capacitação e caixas isotérmicas

Iniciativa é fruto do programa Refrigerar, do Governo do Estado, e beneficia, desta vez, pescadores feirantes suplentes
Por Tânia Magalhães 16-02-2022 | 14:41:53
Tags: capacitação, caixas isotérmicas, pescadores feirantes, suplentes

Dez pescadores feirantes, suplentes na listagem de indicações elaborada pela Associação da Colônia Z3, participaram de capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação e sobre Armazenamento e Conservação do Pescado, além de receber caixas isotérmicas de 75 litros, disponibilizadas pelo programa Refrigerar, do Governo do Estado, com parceria do Município, para acondicionamento e manutenção do produto nas condições ideais para garantir qualidade. A reunião técnica foi na manhã desta quarta-feira (16) no salão comunitário da igreja da Colônia de Pescadores. 

Caixa isotérmica e capacitação garantes qualidade do produto oferecido ao consumidor - Fotos: Michel Corvello

No início de janeiro deste ano, realizou-se a primeira reunião técnica para capacitação e entrega de caixas isotérmicas, sob organização e com a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Visa/SMS), Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR)-RS). O encontro desta quarta-feira, com reedição do conteúdo, teve o objetivo de atender os suplentes, preparando-os, de igual forma, para manter o pescado levado às feiras sempre em condições adequadas para o consumidor. 

Inspeção Municipal

Representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, a coordenadora-chefe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Ângela Leitzke Cabana, abordou o tema Armazenamento e Conservação do Pescado, orientando os pescadores feirantes sobre métodos indicados para a atividade.

“Foi dada ênfase à inspeção higiênico-sanitária de produtos de pescado, salientando a importância da conservação pelo frio (congelamento e/ou resfriamento), mantendo ou coibindo, com esses métodos, a proliferação de perigos microbiológicos, químicos ou físicos, que possam interferir na qualidade do produto entregue ao consumidor. Também foram abordados métodos de recepção, conservação e manipulação/processamento do pescado”, destacou a profissional do SIM.

Vigilância Sanitária

A nutricionista do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária, Rita Osório Gonzales, destacou aspectos referentes às Boas Práticas de Manipulação, inteirando os pescadores que levam produtos às feiras, que se realizam durante todo o ano na cidade e também na Semana Santa, sobre fatores determinantes à qualidade do pescado.

“A capacitação oferecida pela Vigilância Sanitária abordou orientações sobre boas práticas para os manipuladores de pescado, principalmente quanto ao uso do uniforme completo, proteção total nos cabelos, unhas curtas e sem esmaltes, higienização frequente de mãos, higiene e organização da área de trabalho, armazenamento em local limpo e em temperaturas adequadas dos peixes (resfriados ou congelados), transporte dos produtos e higienização adequada das caixas isotérmicas”, relatou a nutricionista.

Notícias Relacionadas

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina