
Plataforma Socilogue completa três anos em funcionamento
O Socilogue, projeto “Sociedade pelo Sangue” completa três anos nesta segunda-feira (29) prestando um importante trabalho para a região do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel). A plataforma foi idealizada como trabalho de conclusão de curso de Sistemas para Internet pelo estudante do IFSul, Francisco de Freitas Kemle, e segue no ar, buscando aumentar o número de doadores. Tanto o site quanto o envio de mensagens são custeados por Kemle, sem investimentos públicos.
Os doadores em potencial são convidados a fazer o cadastro na plataforma e sempre que o estoque do seu tipo sanguíneo entra em nível crítico, o doador recebe uma mensagem de texto, informando a situação e convidando-o para doar o mais rápido possível. O sistema pode enviar até 200 mensagens por mês. Os doadores e receptores também podem acompanhar informações sobre os estoques e conhecer o perfil de outros cadastrados no Socilogue, estimulando a doação. Além disso, as empresas cadastradas recebem a notificação da doação do seu colaborador, simplificando a liberação no dia em que doar.
Com a ação promovida na última quinta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, os estoques do Hemopel foram estabilizados, mas a coordenadora do HemoPel, Gisele Pinto, alerta que é importante que a sociedade mantenha essa rotina, ainda mais neste período em que as festas de fim de ano e férias de verão estão chegando, quando aumenta o número de acidentes e de necessidade de transfusões. Ela explica que a plataforma ajuda muito a equipe. “É importante que os doadores façam o seu cadastro para que possamos mandar mensagens nos momentos de urgência. A Socilogue é um grande sucesso e ajudou muito na captação nesses três anos. Esperamos que essa parceria siga por muito tempo”, avalia a coordenadora.
O cadastro de doadores e empresas parceiras pode ser feito pelo site.
Protocolos de segurança contra o coronavírus
Para oferecer segurança aos usuários, neste momento de pandemia, a equipe está comprometida com os protocolos sanitários. Tudo é higienizado a cada atendimento e todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local. Ainda assim o número de doadores diminuiu, mas a demanda não. A queda no número de doações coloca em risco a vida de pessoas que fazem tratamento com sangue e seus derivados, assim como de vítimas de acidentes, ou seja, qualquer pessoa pode precisar de sangue.
Quem pode doar?
Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar 30 dias após ser considerado curado. Após as vacinas é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.
As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.
Compatibilidade
Embora nas campanhas seja solicitada a doação de qualquer tipo de sangue, apenas tipos compatíveis podem ser recebidos por um paciente, independente da causa da necessidade. Todos são necessários, mas cada tipo é direcionado ao receptor compatível. Mas quem doa a quem? Quem recebe de quem? Dá uma olhada na listinha que pegamos na Socilogue!
A+ doa para os tipos A+ e AB+ e recebe dos tipos A+, A-, O+ e O-
A- doa para os tipos A+, A-, AB+ e AB- e recebe sangue dos tipos A- e O-
B+ doa para os tipos B+ e AB+ e recebe dos tipos B+, B-, O+ e O-
B- doa para os tipos B+, B-, AB+ e AB- e recebe dos tipos B- e O-
AB+ doa apenas para seu mesmo tipo sanguíneo, e pode receber de todos os tipos
AB- doa para os tipos AB+ e AB- e recebe dos tipos A-, B-, AB- e O-
O+ doa para os tipos A+, B+, AB+ e O+ e recebe sangue dos tipos O+ e O-
O- doa para todos os tipos sanguíneos, mas recebe apenas de seu mesmo tipo
E quem não tem como chegar ao Hemocentro?
O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 11 pessoas.
Atendimento a grupos
Grupos, independente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone ou WhatsApp, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.
Onde fica o HemoPel?
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30. O telefone para informações e agendamentos é o 53.3222-3002, ou pelo Whatsapp 53.98156-1209.