Evento promovido pela Prefeitura reforça compromisso do Município com o acolhimento e integração de migrantes e refugiados

Prefeita abre o “Dia do Migrante e do Refugiado”

Evento promovido pela Prefeitura reforça compromisso do Município com o acolhimento e integração de migrantes e refugiados
Por João Victor Rodrigues 18-12-2024 | 14:54:28
Tags: Acolhimento , Troca , Integração

A prefeita Paula Mascarenhas participou na manhã desta quarta-feira (18) da abertura do evento “Dia do Migrante e do Refugiado”, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Promovido pela Prefeitura de Pelotas, em parceria com o Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas, a iniciativa busca sensibilizar e capacitar a comunidade sobre os desafios enfrentados por por estas pessoas que vêm de outros países, a fim de  promover o diálogo interinstitucional e o fortalecimento das políticas de acolhimento.

A chefe do executivo destacou a importância de construir uma cidade acolhedora para todos, incluindo migrantes e refugiados, e citou os avanços conquistados pelo município. “Nós queremos que as pessoas em Pelotas se sintam bem, que a nossa cidade seja uma cidade acolhedora a todos e a todas”, afirmou. Paula também ressaltou a relevância do programa de segurança pública Pacto Pelotas pela Paz como impulsionador de iniciativas de cidadania e acolhimento. “O Pacto é um programa amplo, que ultrapassa as fronteiras da segurança pública, pensando em uma cultura de paz e no bem-estar das pessoas”, completou.
A caboverdiana Ednéia Brazão, bacharel em Música pela Conservatório de Música da UFPel, se apresenta na abertura do Dia do Migrante e do Refugiado, no auditório da Faculdade de Direito, na manhã desta quarta-feira (18)

Aline Crochemore, assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, ressaltou a importância do evento como espaço de articulação e aprendizado. “Esse é um trabalho que se fortaleceu ao longo dos anos, com passos consistentes para aprimorar a governança migratória e a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

Durante a cerimônia, foi destacado que as pautas de relações internacionais ganharam maior visibilidade e relevância na atual administração municipal, com a criação do Departamento de Relações Internacionais. A medida tem contribuído para dar uma atenção mais estratégica e coordenada a temas como a imigração e o refúgio, além de fortalecer a atuação do município em promover a integração e o acolhimento dessas populações.

A programação contou com palestras que abordaram políticas migratórias, assistência jurídica e governança migratória. Entre elas, destacou-se a fala “Atores e Governança na Migração”, ministrada por Gisela Netto, da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Elton Bozetto, da Cáritas Arquidiocesana, e Patrícia Siqueira, da Agência da ONU para Migrações (OIM). Também foram mencionadas iniciativas como a Clínica Intermigra, da Universidade Federal de Pelotas, e a Clínica de Atendimento Jurídico a Migrantes e Refugiados, da Universidade Católica de Pelotas, além de serviços oferecidos à população migrante, como orientação jurídica, encaminhamento ao mercado de trabalho pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O “Dia do Migrante e do Refugiado” contou com apoio da Cáritas Arquidiocesana de Pelotas, UFPel, UCPel, e FGTAS/Sine). A programação contou com a presença da reitora da UFPel, Isabela Andrade, e da diretora de Relações Internacionais do município, Esmeralda Faria.

Notícias Relacionadas

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas