Unidade móvel esteve no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Juscelino Kubitschek de Oliveira nesta terça-feira. Na quarta-feira (22), o sistema atenderá na Ambrósio Perret

Prefeita acompanha atividades do Trailer da Vacina

Unidade móvel esteve no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Juscelino Kubitschek de Oliveira nesta terça-feira. Na quarta-feira (22), o sistema atenderá na Ambrósio Perret
Por Marina Amaral 21-12-2021 | 17:07:22
Tags: prefeita, trailer da vacina, imunização, sistema itinerante

Nesta terça-feira (21), quando o Trailer da Vacina esteve na avenida Bento Gonçalves esquina Juscelino Kubitschek de Oliveira, a prefeita Paula Mascarenhas compareceu ao local para acompanhar o processo de aplicação da proteção contra a Covid-19 e de demais imunizantes destinados à população adulta. O sistema itinerante é uma iniciativa do Município para ampliar a imunização em Pelotas.

Enquanto percorria a fila, a chefe do Executivo conversou com quem aguardava a vez para se imunizar, ouvindo opiniões e, também, lembrou sobre o novo serviço de testagem contra o coronavírus, localizado no Mercado Público e no Pelotas Parque Tecnológico. Paula conheceu a estrutura interna do trailer utilizado. 

“Nossa ideia é justamente estimular a população a se imunizar, facilitando o processo, levando o ponto de aplicação até o local mais perto das pessoas. A procura está grande e tem muita gente fazendo a segunda e terceira dose contra a Covid-19, mas também esperando a vacina contra a gripe. Muita gente elogiou a iniciativa da Prefeitura. Então, o Trailer veio para ficar”, afirmou Paula.
Fotos: Gustavo Vara

O público poderá procurar a unidade móvel de imunização, nesta quarta-feira (22), na praça Nova República com a rua Pedro Machado Filho, na Ambrósio Perret, das 9 às 17h. 

Vacinas disponíveis

Além das doses contra a Covid-19, a comunidade também pode receber as aplicações de outros imunizantes, como o da gripe, hepatite B, tríplice viral e difteria e tétano (dT)), comprovando a necessidade com a apresentação da Carteira de Vacinação e do documento de identidade, para avaliação da situação vacinal. Para ficar em dia com as vacinas, é necessário apresentar a documentação exigida para cada situação. 

Confira os próximos locais

* Quarta-feira (22) - praça Nova República com a rua Pedro Machado Filho (praça da Perret) - Ambrósio Perret 

* Quinta-feira (23) - rua Luiz Alves Pereira entre Iseus Barbosa Prata e Vicente Martins Real - Vasco Pires 

* Segunda-feira (27) - rua General Osório, 51 - Loteamento Barão de Mauá 

* Terça-feira (28) - rua Albuquerque de Barros, 650 - Cerquinha 

* Quarta-feira (29) - rua Abrilino Ferreira Cardoso, 2.976 - Sítio Floresta 

* Quinta-feira (30) - avenida Zeferino Costa, próximo ao número 2.522 - Loteamento Eldorado 

Documentação para vacinação contra o coronavírus

Para 1ª e 2ª dose: 

- comprovante de residência; 

- documento de identidade; 

- Cartão SUS ou CPF; e 

- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda). 

Para 3ª dose

Pessoas com 18 anos ou mais: 

- documento de identidade; e, 

- Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou o esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação. 

Imunossuprimidos: 

- documento de identidade; 

- Carteira de Vacinação; e 

- atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus.  

Orientações da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário. 

Importante relembrar que continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação