Iniciativa do Sanep em parceria com as secretarias de Qualidade Ambiental e Educação e Desporto prevê a plantação de mudas de árvores nativas no entorno de escolas municipais

Prefeita acompanha lançamento do projeto Mudas de Saber

Iniciativa do Sanep em parceria com as secretarias de Qualidade Ambiental e Educação e Desporto prevê a plantação de mudas de árvores nativas no entorno de escolas municipais
Por Amanda Kuhn 07-08-2023 | 20:34:38
Tags: #sanep, educaçãoambiental, #pelotas, #educação

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, na tarde desta segunda-feira (7), o lançamento do Mudas de Saber. O projeto ambiental é fruto de iniciativa do Sanep, em parceria com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Educação e Desporto (Smed). O trabalho tem como objetivo estimular a educação ambiental na comunidade escolar, por meio do plantio de árvores nativas, e foi inaugurado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Helena Vargas da Silveira, no Sítio Floresta.

Primeiro educandário a integrar as ações programadas do projeto, a Emef recebeu a chefe do Executivo acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz, pela diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, por integrantes da Divisão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (DFA) e do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia. Paula interagiu com as crianças e destacou a importância do trabalho idealizado no Sanep para envolver os estudantes na causa ambiental. “É um projeto de extrema importância. Uma ação de conscientização e educação ambiental que vai além dos muros das escolas e vai chegar até as famílias dos alunos, mostrando que um mundo melhor se constrói a partir de cada um, pelo cuidado com o meio ambiente”, pontuou.

Cerca de 20 jovens, dos 1° e 2° anos, participaram das atividades no pátio da escola, onde puderam aprender na prática acerca da preservação do meio ambiente desde a infância. Ao todo, 45 árvores foram plantadas pelos pequenos. Para valorizar a flora local, apenas espécies nativas são cultivadas nos espaços, conforme explicou o coordenador da DFA e idealizador da proposta, Leandro Gomes, durante apresentação às crianças. Cada estudante recebeu das mãos da prefeita e do vice o certificado e a medalha como forma de incentivo e reconhecimento pelo plantio das mudas. 

Projeto idealizado pelo Sanep prevê o plantio de mudas de árvores nativas no entorno de escolas municipais. Fotos: Michel Corvello

A gestora da autarquia frisou que a iniciativa é uma oportunidade de ampliar ainda mais a educação ambiental para as futuras gerações. “O Mudar de Saber é um projeto ambiental que foi desenvolvido pelo Sanep para aproximar as futuras gerações do cuidado com o meio ambiente. As crianças podem ver de perto a evolução de uma pequena ação como do plantio de uma muda. É uma sementinha que é plantada para desenvolver a consciência acerca da preservação da natureza de maneira lúdica”, destacou.

Educação ambiental no ambiente escolar

Após o lançamento do projeto na Emef Professora Maria Helena Vargas da Silveira, o objetivo da autarquia é levar a proposta para todas as escolas municipais. De forma itinerante, equipes do Sanep visitarão os educandários, anualmente, para contemplar o crescimento das árvores e conversar com os alunos, reforçando a conscientização ambiental.

Ao todo, 45 árvores foram plantadas pelos pequenos na Emef Professora Maria Helena Vargas da Silveira. Foto: Michel Corvello

Também estiveram presentes no evento a diretora pedagógica da Smed, Cristiane Quiumento, e o diretor executivo da SQA, Alcides Silveira.

Notícias Relacionadas

Sanep recebe materiais para usina de reciclagem do projeto Ecopet

Sanep recebe materiais para usina de reciclagem do projeto Ecopet

Atendimento ao público do Sanep terá horário reduzido nesta quinta

Atendimento ao público do Sanep terá horário reduzido nesta quinta

Sanep participa da 31ª Fenadoce

Sanep participa da 31ª Fenadoce

Sanep convoca quatro escreventes aprovados em concurso

Sanep convoca quatro escreventes aprovados em concurso