A partir de maio, mais 19 regiões de Pelotas serão incluídas na rota do Sanep para recolhimento de resíduos recicláveis

Prefeita anuncia ampliação da coleta seletiva em toda a cidade

A partir de maio, mais 19 regiões de Pelotas serão incluídas na rota do Sanep para recolhimento de resíduos recicláveis
Por Luiza Meirelles 10-03-2022 | 14:03:51
Tags: sanep, coleta seletiva, ampliação, resíduos, reciclagem

Na cidade de Pelotas, ninguém ficará de fora da coleta seletiva. Nesta quinta-feira (10), a prefeita Paula Mascarenhas, em reunião com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, anunciou a ampliação do serviço para mais 19 regiões do município que, até então, contavam somente com a alternativa de recolhimento agendado. A partir de maio, localidades como Dunas, Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta, Distrito Industrial e Arco-íris vão integrar o itinerário semanal do caminhão, alcançando mais 40 mil residências.

A partir de maio, localidades como Dunas, Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta, Distrito Industrial e Arco-íris vão integrar o itinerário semanal da coleta seletiva - Fotos: Rodrigo Chagas

A novidade fará com que as coletas orgânica e seletiva contemplem 100% da zona urbana na modalidade porta a porta, ressaltou a prefeita, que classificou a ampliação como simbólica e de grande impacto para as áreas ambiental, social e econômica na cidade. 

“É uma satisfação alcançar este objetivo traçado no plano de governo e poder aumentar o potencial de reciclagem em Pelotas”, frisou Paula.

Seletiva em 100% da cidade

As regiões incluídas no serviço, a partir de maio, serão: Dunas, Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta/Parque dos Estados, Fragata Norte A, Fragata Norte B, Fragata Sul, Arco-íris, Jardim das Tradições, Santa Rita de Cássia/Loteamento Eldorado, Vasco Pires, Vila da Palha, Santo Antônio de Pádua, Jardim de Allah, Conjunto Fernando Osório, Jacob Brod, Distrito Industrial, Vila Virgílio e Jacotet. 

Marco Legal do Saneamento em debate

O planejamento do Município para atingir a meta de universalização do serviço de esgoto, estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento (atualizado pelo governo federal em 2020), também foi pauta da reunião desta quinta. De acordo com Paula, o intuito é ampliar o debate nas próximas semanas, contando com a participação da Câmara de Vereadores e da sociedade. 

Planejamento do Município para atingir a meta de universalização do serviço de esgoto, estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, também foi pauta da reunião desta quinta - Fotos: Rodrigo Chagas
“Decisões importantes precisam ser tomadas para que possamos avançar, juntos, em direção ao objetivo desafiador que é a universalização do esgotamento sanitário. Todos os fatores precisam estar claros para a população e é isso que vamos proporcionar”, salientou a prefeita. 

Michele apontou que a autarquia permanece na busca por informações técnicas e subsídios legais que forneçam segurança para a melhor decisão no que se refere à adesão ou não ao modelo de regionalização proposto pelo Estado através da Lei Nº 15.795/2022. O posicionamento deverá ser manifestado, conforme a legislação federal, até julho. 

Entenda

Os serviços públicos de saneamento básico deverão definir metas que garantam o atendimento de 99% da população abastecida com água potável – índice já alcançado em Pelotas – e 90% da população com esgoto coletado e tratado até 31 de dezembro de 2033. A chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e a superintendente administrativa do Sanep, Claudelaine Coelho, também acompanharam o encontro. 

Notícias Relacionadas

Ecopontos são alternativa para descarte de resíduos diversos em Pelotas

Ecopontos são alternativa para descarte de resíduos diversos em Pelotas

Equipes da Prefeitura de Pelotas passam madrugada de plantão

Equipes da Prefeitura de Pelotas passam madrugada de plantão

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Sanep é responsável pelos quatro eixos do saneamento básico em Pelotas

Sanep é responsável pelos quatro eixos do saneamento básico em Pelotas