
Prefeita avalia danos causados pelo granizo na zona rural
A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz visitaram a zona rural do município para avaliar os danos causados pela queda de granizo, ocorrida no sábado (23), e pelas fortes chuvas das últimas semanas. Dentre os locais vistoriados, na tarde de segunda-feira (25), estiveram a ponte Santa Maria, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo Braga e a comunidade quilombola do Alto do Caixão, todos no 7º distrito, Quilombo.
Paula visitou o 7º distrito, Quilombo, acompanhada do vice-prefeito Idemar Barz. Fotos: Rodrigo Chagas
Os gestores conferiram as avarias causadas pelo granizo e Paula afirmou que a Prefeitura criará grupo de trabalho para avaliar os problemas gerados pela situação climática na região. “Nós vamos unir forças e fazer uma comissão de avaliação dos casos problemáticos, tanto da zona urbana quanto rural, para alinhar ações possíveis e buscar recursos. Vamos editar um decreto de emergência, ainda esta semana, com o intuito de recuperar todas essas perdas e trazer alternativas às famílias que foram impactadas”, disse.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, também destacou o impacto que as chuvas causaram na cultura agrícola. “Além das avarias nas residências e estradas, a produção agrícola também teve muito prejuízo com a chuva. As plantações de pêssego, morango, tabaco, hortaliças, entre outras culturas foram duramente danificadas e vamos perder grande parte das colheitas”, afirma.
Para recuperar a ponte Santa Maria, que cedeu devido ao aumento do nível do arroio Pelotas, a prefeita disse que irá buscar recursos para refazê-la em concreto. Na escola Erasmo Braga, a mais danificada pela queda de granizo na zona rural, parte dos estragos no telhado foram consertados pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) e os computadores da sala de informática foram recolhidos para análise técnica e possível recuperação.
A comunidade quilombola do Alto do Caixão recebeu 58 cestas básicas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), no domingo (24,) e os moradores que tiveram suas casas danificadas pelo granizo receberam lonas da Defesa Civil. Pelo menos seis rolos do material foram destinados às comunidades.