
Prefeita conhece ação que busca incentivar a doação de sangue
*Colaboração de Alessandra Meirelles
A prefeita Paula Mascarenhas conheceu, nesta quarta-feira (14), a ação ‘Doar é Viver’. Idealizada e desenvolvida pelo empresário Otelio Drebes, junto à sua equipe, a campanha tem o objetivo de estimular a doação de sangue por parte da população, com data e hora marcada, para a reposição dos estoques da rede pública de Hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede).
Fotos: Gustavo Vara
Paula agradeceu o interesse em desenvolver a atividade em Pelotas, e a classificou como importantíssima. Além disso, a prefeita destacou ter ficado muito feliz pelo fato da equipe acreditar no potencial da cidade.
Antes da visita à chefe do Executivo, Drebes esteve no Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel), onde recebeu os primeiros cadastrados na campanha para doação de sangue. Todos que doarem até sexta-feira (16), receberão sementes de árvore da vida e um lanche especial. O objetivo é estimular o ato para tentar restabelecer um nível seguro do estoque de sangue.
Fotos: Michel Corvello
As ações de conscientização da campanha, que tem como parceiro o Governo do Estado, seguem em Pelotas até sexta-feira (16).
A secretária de Saúde, Roberta Paganini, e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, acompanharam a prefeita durante a visita do empresário. Ao final, todos os presentes deram o ‘Grito pela Vida’ e foram presenteados com a semente.
Doar é viver: Como funciona?
A equipe responsável pela ação realiza a captação de pessoas para a doação de sangue por meio de empresas parceiras, contato com lideranças do municípios que receberão a atividade e através do site da iniciativa, onde interessados podem sinalizar a vontade de se tornarem doadores.
Logo após o cadastro e o contato, a equipe faz o transporte de ida e volta dos doadores, a fim de facilitar e agilizar o processo. Concluída a doação, os voluntários são presenteados com a semente da árvore Moringa, conhecida como Árvore da Vida, que é um símbolo sagrado e seu significado está vinculado à vida eterna.
De acordo com a coordenação da ação, a meta é atingir a doação de cem bolsas de sangue por dia. O atendimento é feito com todo cuidado e segurança, além de seguir os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários competentes.