
Prefeita discute ampliação do orçamento federal para assistência social
Na tarde desta quinta-feira (8), a prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, virtualmente, com os vice-presidentes das áreas sociais e com a Diretoria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Durante o encontro, foi debatida a situação da pandemia, em todo o país, e os reflexos na sociedade brasileira, além da necessidade de recomposição e ampliação do orçamento federal para manter os serviços de assistência social nos municípios.

Imagem: reprodução da internet
A prefeita de Pelotas destacou a preocupação com a falta de repasse de recursos para a assistência, por parte o governo federal, com corte de mais de 60% no orçamento. Paula apresentou, também, dados das políticas sociais do Município, que distribuiu mais de 29 mil cestas básicas no ano passado e cerca de 18 mil, até junho deste ano, para famílias vulneráveis e em situação de pobreza.
"O empobrecimento da população, como consequência da pandemia, é uma situação preocupante. Estamos em um momento difícil e mantendo a área da Assistência Social praticamente com recursos próprios", destacou a chefe do Executivo pelotense.
Na reunião, também foi apresentado o portal Assistência Social nos Municípios e o projeto do Sistema de Monitoramento da Política de Assistência Social (Suas) em números, representando a oportunidade de mapear, junto às cidades brasileiras, as condições de proteção e desproteção na área social.
Foi, ainda, destacada a importância da mobilização e da união das cidades para construção de um diálogo com o Ministério da Cidadania, a fim de reverter em maior atenção às políticas públicas de Assistência Social.
Participaram da reunião on-line, além do presidente do Congemas, Elias de Sousa Oliveira, os gestores dos municípios de Contagem (MG), Ipojuca (PE), Cavalcante (GO), Tupã (SP), Caruaru (PE), e Araraquara (SP).