
Prefeita é convidada para desfile de bloco burlesco
A prefeita Paula Mascarenhas foi convidada, nesta sexta-feira (24), para participar do desfile do bloco Não vem que não tem! Não é não!, na primeira noite do Carnaval de Pelotas 2023 na Passarela do Samba. O convite e uma camiseta do grupo foram entregues pela organizadora Luciana Custódio e pelo colaborador babalorixá Juliano de Oxum, no Paço Municipal. O vice-prefeito Idemar Barz acompanhou o encontro.

Foto: Michel Corvello
A apresentação vai encerrar o desfile do Bloco Integração, Saúde e Educação, às 22h. A ideia é abordar as lutas contra o assédio às mulheres, intolerância religiosa, racismo, transfobia e machismo, para estimular um carnaval de respeito às diversidades, com a presença de movimentos sociais, organizações antirracistas e do autismo, como a Marcha Mestra Griô Sirley Amaro e a Amparho. É a primeira vez que o bloco se apresenta na Passarela do Samba.
O bloco surgiu em 2020, intitulado Não é Não, a partir da campanha nacional de mesmo nome, com intuito de espalhar informações sobre combate ao assédio contra mulheres e violência contra os corpos. Um grupo de mulheres da zona oeste da Guabiroba desfilou no bairro, com mais de 13 intérpretes femininas e LGBTQIA+.
Relembre a programação da primeira noite do Carnaval
Nesta sexta-feira, a partir das 21h, os burlescos dão início aos festejos na rua Conde de Porto Alegre, no Porto, com a participação de Lobos da Cerca, seguido pelo Bloco da Integração, Saúde e Educação às 22h. O concurso começa às 23h com o Mafa do Colono, depois entram o bloco Bruxa da Várzea às 00h10min e Bafo da Onça à 1h20. Tesoura da Tiradentes se apresenta às 2h30min e Candinhas da Cerquinha às 3h40min.
A venda dos ingressos para a folia continua aberta na banca 37 do Mercado Central, com entrada pela rua Andrade Neves, das 9h às 17h30min. O ingresso individual custa R$ 13,00 por noite e R$ 28,00 o passaporte para três noites.