Cronograma desta sexta-feira (30) foi de aplicação da primeira dose em jovens de 12 a 17 anos com comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação

Prefeita e presidente da Câmara acompanham vacinação de adolescentes

Cronograma desta sexta-feira (30) foi de aplicação da primeira dose em jovens de 12 a 17 anos com comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação
Por Carolina Dumont 30-07-2021 | 17:57:49
Tags: Vacinação , Comorbidades , Pelotas

Na tarde desta sexta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas e o presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Silva (PSDB), acompanharam o processo de imunização contra Covid-19, na Casa da Amizade, localizada na Associação Rural de Pelotas. A ação foi destinada para adolescentes entre 12 e 17 anos, que possuem as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação. 

Prefeita Paula Mascarenhas e o presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Silva acompanharam processo de vacinação. Foto: Gustavo Vara

Durante a visita, a chefe do Executivo e o presidente do Legislativo conversaram com a população e com os profissionais de Saúde envolvidos no trabalho de aplicação das vacinas. Paula também lembrou a luta de mães e pais desses jovens para que a vacinação fosse liberada para o grupo.

"Nós acompanhamos essa luta, nos associamos a ela e aguardamos por esse momento. É um passo importante para superar a pandemia", afirmou a prefeita.

Essa também era uma demanda do vereador Cristiano, que já havia participado de reuniões em busca de informações sobre o processo de imunização dos jovens com comorbidades. 

"É um momento muito especial, do direito à vida desses adolescentes, e de poderem retornar aos poucos à normalidade. Coloco-me no lugar desses pais que estavam no aguardo da imunização dos filhos", disse. 

Também acompanhou a atividade o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Marcos Ferreira - Marcola (PTB). 

Imunização nesta sexta-feira

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.093 adolescentes de 12 a 17 anos, com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, foram beneficiados com a dose proteção ao vírus nesta sexta-feira.

É o caso de Sofia, que tem 17 anos e displasia broncopulmonar. A adolescente foi acompanhada pelos pais Nauro Júnior e Gabriela Mazza, e disse que está em casa, desde o início da pandemia, e receber a vacina é um sonho que está virando realidade. "Doía muito não poder sair devido a minha fragilidade. Senti-me tendo a minha juventude roubada. Então, este é um acontecimento muito especial", disse.

Sofia recebeu a imunização na Casa da Amizade, na Associação Rural de Pelotas. Fotos: Gustavo Vara

Victória de 15 anos também comemorou muito. Antes de receber a proteção, a jovem com Síndrome de Down repetia a palavra "vacina" diversas vezes. Para o pai, Paulo Azambuja, um momento de alívio. "A Vic está em casa há mais de um ano e meio, em completo isolamento social. Então, esta vacina é o início para retomar a vida aos poucos", ressaltou. 

Sofia e o pai comemorando a proteção. Foto: Gustavo Vara

A vacinação continua neste sábado (31), com a aplicação da primeira dose em pessoas com 29 anos ou mais. A ação será no drive-thru do Centro de Eventos das 9 às 17h.

Como fica o cronograma

No drive-thru

Centro de Eventos, das 9 às 17h – com entrada pela avenida Pinheiro Machado

* Sábado (31) – 1ª dose para 29 anos ou mais

* Segunda (2/8) – 1ª dose para 28 anos ou mais

Nos bairros – das 10 às 15h

* Segunda-feira (2) – 1ª dose para 29 anos ou mais

* Terça-feira (3) – 1ª dose para 28 anos ou mais

Endereços dos pontos de vacinação nos bairros

– Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

– Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

– União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada

– CTG Os Farrapos – rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

– Associação Rural – Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

– Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes – salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

– Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata

Documentos necessários para imunização

– Carteira de Identidade

– Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário

– Cartão SUS ou CPF

Para agilizar a imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza no site do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.

A SMS alerta

A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

UBS na Rua atua na Feira do Livro nesta terça-feira

UBS na Rua atua na Feira do Livro nesta terça-feira

Município aplica 2.067 doses de vacina na primeira semana do mês

Município aplica 2.067 doses de vacina na primeira semana do mês

Município intensifica campanha contra mosquito transmissor da dengue

Município intensifica campanha contra mosquito transmissor da dengue

Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros

Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros