Área na avenida República do Líbano recebeu plantio de mudas, no dia da passagem das seis décadas do acordo internacional firmado entre as duas cidades

Prefeita entrega a revitalização da praça Jardim de Suzu

Área na avenida República do Líbano recebeu plantio de mudas, no dia da passagem das seis décadas do acordo internacional firmado entre as duas cidades
Por Tânia Magalhães 17-09-2023 | 13:57:53
Tags: praça jardim de suzu, revitalização, 60 anos acordo, irmandade

Descerramento de placa e plantio de seis cerejeiras, um salso-chorão e seis mudas de camélia, na manhã deste domingo (17), consolidaram a requalificação da praça Jardim de Suzu, na avenida República do Líbano, entregue pela prefeita Paula Mascarenhas. As intervenções assinalaram as comemorações dos 60 anos do acordo internacional de cooperação e amizade entre as cidades de Pelotas e Suzu. A prefeita enfatizou a importância histórica do ato, com a presença do articulador dos laços de cooperação e irmandade entre os dois municípios, Luiz Carlos Vinholes, e da reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, além de convidados e público.

Placa homenageia Vinholes. Paula participa do plantio - Fotos: Rodrigo Chagas
“Dia 17 de setembro marca a passagem dos 60 anos de irmandade de Pelotas e Suzu. Os eventos alusivos à data, realizados nos últimos dias, assim como este, são fatos históricos, garantia da perenidade e do fortalecimento das relações pelotenses com a cidade japonesa. A praça Jardim de Suzu é um espaço público, aberto, de todos e dinâmico. Ela é o que temos de realidade presente da cidade irmã”, enfatizou Paula.

O idealizador do acordo de irmandade, ex-diplomata, compositor e escritor pelotense Luiz Carlos Vinholes, registrou sua alegria com as homenagens. “Compartilho-as com todos. A história de Suzu em Pelotas perdurou por seis décadas. Esta fase de alegria que vivemos hoje se repetirá. Agradeço todos os envolvidos no projeto, Prefeitura, UFPel e imprensa, que divulgou o momento histórico dos 60 anos de irmandade das duas cidades.”

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, salientou que o espaço da praça foi planejado para as pessoas usufruírem e destacou a importância da colaboração com o cuidado.

Nesse sentido, a prefeita Paula comentou que o local, por ser público, de todos, vai se modificando com o tempo, recebendo intervenções de parte das próprias pessoas. “A praça Jardim de Suzu é um local vivo, um espaço do qual as pessoas se apropriam. No entanto, tem grande simbologia. Cada pedra, cada árvore, cada componente têm um significado. Por isso, quando as intervenções descaracterizam a simbologia as readequamos. Ajudem a cuidá-la para as novas gerações e para mantermos segura a conexão com Suzu.”

Placas

A placa descerrada, fixada em uma pedra, assinada pela prefeita Paula Mascarenhas, traz os dizeres: Homenagem ao articulador da irmandade entre Pelotas e Suzu, na passagem dos 60 anos do acordo histórico entre as duas cidades, Luiz Carlos Lessa Vinholes. Reconhecimento e gratidão do povo pelotense ao ilustre diplomata, compositor, escritor e humanista. 

A segunda placa, fixada abaixo, é reposição de uma que já havia no local e que se apresentava desgastada pelo tempo. A nova reproduz os dizeres: Instalação definitiva da Praça Jardim de Suzu, planejada desde 1992.

Surpresa

O casal Luiz Carlos Vinholes e esposa Helena presentearam Pelotas com o símbolo de Suzu – boneco artesanal chamado Mitsuke-Taro. A peça ficará sob a guarda da Discoteca L.C.Vinholes, no Centro de Artes da Universidade Federal, aos cuidados do diretor de Produção, Eduardo Montagna.

Símbolo de Suzu ficará em Pelotas - Foto: Rodrigo Chagas

A surpresa foi bem-recebida por todos. O boneco, símbolo da cidade japonesa, foi um presente oferecido pelo prefeito de Suzu à Helena, esposa do homenageado Vinholes.

Recado do público

“Só peço que cuidem, que preservem”. É o recado do morador das proximidades, Álvaro Maio Júnior, que utiliza a avenida República do Líbano para atividades físicas.

Álvaro pede conscientização pelos cuidados - Foto: Rodrigo Chagas

“Temos plantas, lago, fauna e essa praça histórica nesta avenida. É importante que as pessoas se conscientizem e participem da manutenção, zelando pelo ambiente se fauna e flora”, afirmou, enquanto assistia à cerimônia de entrega da revitalização da praça Jardim de Suzu.

Também estiveram no evento os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, além da vice-reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, e do diretor executivo da Secretaria de Qualidade Ambiental, Alcides Silveira. 

As floreiras para as camélias foram produzidas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura e todas as mudas foram disponibilizadas pela Qualidade Ambiental.

Notícias Relacionadas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop