
Prefeita entrega a revitalização da praça Jardim de Suzu
Descerramento de placa e plantio de seis cerejeiras, um salso-chorão e seis mudas de camélia, na manhã deste domingo (17), consolidaram a requalificação da praça Jardim de Suzu, na avenida República do Líbano, entregue pela prefeita Paula Mascarenhas. As intervenções assinalaram as comemorações dos 60 anos do acordo internacional de cooperação e amizade entre as cidades de Pelotas e Suzu. A prefeita enfatizou a importância histórica do ato, com a presença do articulador dos laços de cooperação e irmandade entre os dois municípios, Luiz Carlos Vinholes, e da reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, além de convidados e público.
Placa homenageia Vinholes. Paula participa do plantio - Fotos: Rodrigo Chagas
“Dia 17 de setembro marca a passagem dos 60 anos de irmandade de Pelotas e Suzu. Os eventos alusivos à data, realizados nos últimos dias, assim como este, são fatos históricos, garantia da perenidade e do fortalecimento das relações pelotenses com a cidade japonesa. A praça Jardim de Suzu é um espaço público, aberto, de todos e dinâmico. Ela é o que temos de realidade presente da cidade irmã”, enfatizou Paula.
O idealizador do acordo de irmandade, ex-diplomata, compositor e escritor pelotense Luiz Carlos Vinholes, registrou sua alegria com as homenagens. “Compartilho-as com todos. A história de Suzu em Pelotas perdurou por seis décadas. Esta fase de alegria que vivemos hoje se repetirá. Agradeço todos os envolvidos no projeto, Prefeitura, UFPel e imprensa, que divulgou o momento histórico dos 60 anos de irmandade das duas cidades.”
A reitora da UFPel, Isabela Andrade, salientou que o espaço da praça foi planejado para as pessoas usufruírem e destacou a importância da colaboração com o cuidado.
Nesse sentido, a prefeita Paula comentou que o local, por ser público, de todos, vai se modificando com o tempo, recebendo intervenções de parte das próprias pessoas. “A praça Jardim de Suzu é um local vivo, um espaço do qual as pessoas se apropriam. No entanto, tem grande simbologia. Cada pedra, cada árvore, cada componente têm um significado. Por isso, quando as intervenções descaracterizam a simbologia as readequamos. Ajudem a cuidá-la para as novas gerações e para mantermos segura a conexão com Suzu.”
Placas
A placa descerrada, fixada em uma pedra, assinada pela prefeita Paula Mascarenhas, traz os dizeres: Homenagem ao articulador da irmandade entre Pelotas e Suzu, na passagem dos 60 anos do acordo histórico entre as duas cidades, Luiz Carlos Lessa Vinholes. Reconhecimento e gratidão do povo pelotense ao ilustre diplomata, compositor, escritor e humanista.
A segunda placa, fixada abaixo, é reposição de uma que já havia no local e que se apresentava desgastada pelo tempo. A nova reproduz os dizeres: Instalação definitiva da Praça Jardim de Suzu, planejada desde 1992.
Surpresa
O casal Luiz Carlos Vinholes e esposa Helena presentearam Pelotas com o símbolo de Suzu – boneco artesanal chamado Mitsuke-Taro. A peça ficará sob a guarda da Discoteca L.C.Vinholes, no Centro de Artes da Universidade Federal, aos cuidados do diretor de Produção, Eduardo Montagna.

Símbolo de Suzu ficará em Pelotas - Foto: Rodrigo Chagas
A surpresa foi bem-recebida por todos. O boneco, símbolo da cidade japonesa, foi um presente oferecido pelo prefeito de Suzu à Helena, esposa do homenageado Vinholes.
Recado do público
“Só peço que cuidem, que preservem”. É o recado do morador das proximidades, Álvaro Maio Júnior, que utiliza a avenida República do Líbano para atividades físicas.

Álvaro pede conscientização pelos cuidados - Foto: Rodrigo Chagas
“Temos plantas, lago, fauna e essa praça histórica nesta avenida. É importante que as pessoas se conscientizem e participem da manutenção, zelando pelo ambiente se fauna e flora”, afirmou, enquanto assistia à cerimônia de entrega da revitalização da praça Jardim de Suzu.
Também estiveram no evento os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, além da vice-reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, e do diretor executivo da Secretaria de Qualidade Ambiental, Alcides Silveira.
As floreiras para as camélias foram produzidas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura e todas as mudas foram disponibilizadas pela Qualidade Ambiental.