
Prefeita integra comitiva para conhecer ações em espaços verdes
A prefeita Paula Mascarenhas e a secretária municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, embarcam para os Países Baixos neste fim de semana. No país europeu, as gestoras vão conhecer detalhes do programa Green Blue Schoolyard, na cidade de Roterdã, a convite da Fundação Bernard van Leer criadora da Rede Urban95 da qual Pelotas faz parte.

Programação integra visitas a escolas em Roterdã. Foto: Divulgação
Conforme a chefe do Executivo é uma oportunidade de ver de perto essas ações, incentivadas pela Fundação por meio do Urban95, programa que já é desenvolvido em Pelotas desde 2020. "Estamos indo lá, onde fica a sede da Fundação para conhecermos in loco o trabalho e a experiência deles na construção de parques, pátios naturalizados em escolas, assim como estamos fazendo aqui, já que este tem sido um tema que priorizamos", destacou Paula. Na programação também constam acompanhamento do programa com visitações a escolas que desenvolvem o Green Blue Schoolyards, além de vários espaços verdes públicos.
Além de Pelotas, gestores públicos das cidades de Mogi das Cruzes (SP), Fortaleza (CE), Benevides (PA) também integram o grupo convidado pela Bernardo van Leer para o estudo e o acompanhamento das ações. Todas as despesas da viagem e estadia na cidade europeia estão sendo custeadas pela instituição internacional.
O que é o programa
Green Blue Schoolyards é um programa de subsídio e suporte técnico da cidade de Roterdã baseado na intersecção de várias estratégias: amizade das crianças, esverdeamento urbano e adaptação climática. O objetivo é aumentar o número de espaços verdes como parques e praças, e espaços azuis como lagos, canais ou orlas, para resolver os problemas das famílias que vivem em bairros com poucas oportunidades de lazer em ambientes naturais.