
Prefeita participa de abertura da Pré-conferência de Cultura
A prefeita Paula Mascarenhas participou, no começo da noite de quinta-feira (17), da abertura da Pré-conferência de Cultura intitulada ‘Diálogos Culturais’, atividade organizada pelo Conselho Municipal de Cultura de Pelotas (Concult) e mediado pelo presidente da entidade, o professor e músico Leandro Maia. Este foi o primeiro de três encontros que se estendem até sábado (19), como forma de preparativo do setor para a 4ª Conferência Municipal de Cultura que deverá ocorrer até o fim do ano.
Durante a fala de abertura, Paula parabenizou a todos por estarem articulados, mesmo neste período de tantas dificuldades, principalmente para o segmento cultural. “Se a cultura está abalada, ela também é o nosso salvo conduto, a nossa tábua de salvação, nesse momento de tanta dor no Brasil, de tanto obscurantismo e virulência. E qual é a forma de enfrentar esse momento senão pela arte e pela cultura?”, pontuou a gestora.
Prefeita divulga ações
Depois de relatar brevemente o atual cenário de restrição financeira, a chefe do Executivo reiterou que é momento de união e que o Município estará junto do setor cultural, apoiando e estimulando as produções e eventos por meio de políticas de editais de fomento à cultura, adiantando alguns projetos, como o retorno de atividades no Theatro Sete de Abril - que ainda está em obras -, com a realização de três lives do palco do local; investimentos em edital para o projeto Sete ao Entardecer e com pagamento de cachês aos artistas; a nova iniciativa que deve se chamar “Arte para a esperança”, em que artistas vão se apresentar no drive-thru de vacinação; além da participação em publicações do Governo do Estado para acesso a recursos e estímulo aos trabalhadores da área e manutenção do programa Pró-cultura.
O secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, detalhou alguns desafios desde que foi convidado a assumir a pasta, especialmente o que ele entende ser o maior deles: o de levar a arte e a cultura para a periferia. “Toda essa riqueza que Pelotas tem precisa ser levada para as comunidades, trabalhando também com CTGs, entidades carnavalescas, e levando para todas as partes da cidade e da colônia, inserindo e oportunizando espaços para os talentos locais”, destacou.
Representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também fizeram falas durante a abertura do evento, assim como a diretora de projetos da Secretaria, Alessandra Ferreira, que apresentou um panorama do cenário cultural no município, dando um diagnóstico dividido em três eixos: gestão, fomento e articulação/pactuação.
Programação para a classe artística
Neste sábado (19), às 9h, ocorre debate sobre a consciência de classe artística em plenária, com os temas do escritor, músico e filósofo, Ronald Augusto.
Notícias Relacionadas

Atividades culturais agitam o Centro Histórico na primeira semana do mês

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025

Secult representa Pelotas no Encontro Nacional Dança é Política