
Prefeita participa de aula inaugural do Capacitar
Mesmo algumas turmas já tendo iniciado os cursos de qualificação do programa Capacitar da prefeitura de Pelotas, ao longo da semana, a Secretaria de Assistência Social (SAS) promoveu uma aula inaugural, neste sábado (22), no auditório do Colégio Municipal Pelotense. A prefeita Paula Mascarenhas participou do encontro de integração e boas-vindas aos estudantes e instrutores dos cursos.
Aula inaugural do Capacitar - Fotos: Michel Corvello
Ao falar sobre a retomada do programa a chefe do Executivo lembrou que as possibilidades e as oportunidades surgem a partir de um conjunto de ações: a começar pela administração pública que prepara o ambiente da cidade para atrair as empresas e os investimentos e a outra é a preparação das pessoas.
"A prefeitura não gera empregos, mas o primeiro papel da prefeitura é tornar a cidade a cidade atrativa, com segurança, desburocratizar os processos, não é fácil mas temos conseguido. A outra parte compete ao estímulo à capacitação da mão de obra, de oportunizar qualificação é o que estamos fazendo, com o Capacitar, fomentando as oportunidades", ressaltou Paula.
Expectativa dos estudantes
Bastante entusiasmada, a ex-comerciante, Rosane Perez, de 62 anos, não vê a hora de começar o curso de Pintor de Obra. "Na época da minha juventude não havia estes cursos e eu sempre me identifiquei com os serviços de obras e da construção civil e como agora surgiu essa oportunidade, pensei se eu me qualificar quem sabe consigo uma colocação na área", projetou.
Quem também está ansioso para começar o curso de Frentista é o o jovem Aristeu Madruga que busca a primeira colocação no mercado de trabalho. "Já tenho amigos que trabalham em postos de combustíveis e isso me incentivou, vai ser muito bom e espero aprender bastante para conseguir uma vaga em seguida", comentou.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, um novo contrato já foi solicitado para outras 202 vagas, que serão distribuídas em 12 cursos, com recursos oriundos de emenda impositiva do vereador José Sizenando (União). A expectativa é que o contrato seja firmado até o início de agosto, possibilitando a abertura das turmas. A projeção da SAS é ofertar cerca de 1.200 vagas em diversas áreas, até o final do ano, entre recursos próprios e federais.
A iniciativa
O programa Capacitar Pelotas foi retomado pela prefeitura, em maio, com a assinatura de contrato entre o Município, o Senac e o Senai entidades encarregadas de realizarem os cursos. A iniciativa busca promover a qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos serviços e programas da Secretaria de Assistência Social. Nesta primeira etapa são 510 vagas, distribuídas em 23 habilidades de diferentes áreas de conhecimento e atuação.
Os cursos são gratuitos com certificação após a conclusão e fornecem ainda, auxílio transporte e alimentação. Um investimento inicial de R$ 397,3 mil, com recursos oriundos do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) e recursos referentes a avaliação feita pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Ministério da Cidadania.
Também participaram da aula o diretor do Senac Pelotas, Tiago Radmann e o Gerente de operações do Senai Pelotas, Leandro Ferreira e as equipes do programa Bairro Empreendedor..