
Prefeita participa de aulas na Escola de Economia de Londres
Nesta terça-feira (10), no segundo dia de residência da Urban95 Academy em Londres, a prefeita Paula Mascarenhas, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, tiveram aulas ministradas na Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE), voltadas, principalmente, à promoção do engajamento e participação da comunidade na pauta da primeira infância. O plano de bairro a ser implementado na Vila Farroupilha foi novamente apresentado pela gestora municipal.
Uma aula sobre governança com o professor doutor da LSE, Savvas Verdis, tratou sobre questões internas da administração pública e como criar um espírito de equipe no governo e, ao mesmo tempo, engajar a sociedade para a primeira infância. Já as capacitações voltadas à mudança comportamental envolveram apresentações teóricas e trabalhos práticos. Nessa ocasião, a prefeita de Pelotas apresentou o projeto que será executado na Vila Farroupilha.
O plano de bairro com foco na primeira infância e com a participação da comunidade foi um projeto desenvolvido pela Prefeitura e selecionado, entre iniciativas de 50 cidades do mundo, para ser aprimorado durante essa fase presencial do treinamento promovido pela LSE e pela Fundação Bernard van Leer. Além de apresentar o projeto, Paula expôs as possíveis resistências que serão enfrentadas, bem como obstáculos. A partir dessa análise, as três gestoras elencaram formas de vencer esses desafios, a fim de engajar a população e mudar o seu comportamento.
Programação extensa voltada à primeira infância
A programação da residência da Urban95 Academy ainda envolve uma sessão de treinamento de mídia nesta quinta-feira (12) com a ex-jornalista da BBC News Rachael Harvey, a fim de fornecer aos participantes uma visão geral informativa de como difundir as mensagens principais com o público mais amplo, e dia 13, o passeio pela Estação Ferroviária de Kings Cross com a arquiteta Dinah Bornat para explorar a área que passou por uma remodelação com objetivo de reduzir a criminalidade, integrar conjuntos habitacionais e melhorar os espaços públicos.
Pelotas é a única cidade brasileira a participar do encontro, junto de Antígua, Bogotá, Joanesburgo, Lahore, Milão, Mosman Park, Mascate, Tonacatepeque, Zomba e do Estado de Alagoas. A qualificação tem todas as despesas pagas pela Fundação, sem custo aos cofres do Município.
