Comemorações contaram com o lançamento de projetos de inovação, tecnologia e ciência, além da inauguração de dois espaços na estrutura do Parque

Prefeita participa do aniversário de cinco anos do Parque Tecnológico

Comemorações contaram com o lançamento de projetos de inovação, tecnologia e ciência, além da inauguração de dois espaços na estrutura do Parque
Por Marina Amaral 17-09-2021 | 13:02:17
Tags: pelotas parque tecnológico , 5 anos

A consolidação da parceria entre ações do poder público, conhecimento científico e iniciativa privada, que tornaram o município um polo em tecnologia da informação e da indústria criativa, completa cinco anos e tem nome: Pelotas Parque Tecnológico. A prefeita Paula Mascarenhas participou das comemorações do espaço destinado ao empreendedorismo, nessa quinta-feira (16), que foram marcadas por lançamentos de novos projetos para a cidade.

Paula lembrou da época que antecedeu a instalação do Parque. O espaço era considerado um sonho por muitos e, quando se concretizou, coube ao Município realizar o lançamento das ideias, comentar e estimular, a fim de que a população se apropriasse. A prefeita citou Fernando Estima, atual superintendente do Porto de Rio Grande, que na época era titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdeti), como um dos incentivadores da iniciativa.

“O Pelotas Parque Tecnológico é um importante espaço da cidade, responsável por juntar academia, empresariado e Prefeitura. É nosso dever, enquanto Poder Público, fazer os investimentos necessários para que o local continue a crescer, pois são muitos projetos sendo apresentados aqui. O nosso Parque não para nunca de inovar. Vamos continuar inovando juntos”, declarou a gestora.
Foto: Gustavo Vara

Também durante o evento, foi divulgada uma mensagem do governador Eduardo Leite, parabenizando a instituição pelo aniversário. “O Parque Tecnológico é um dos grandes orgulhos do meu governo como prefeito de Pelotas (2011-2015), pois promove e ajuda na criação de coisas novas para a cidade, a partir da inovação e tecnologia, áreas que Pelotas é referência”, defendeu. Leite também citou o programa InovaRS, que visa consolidar o Estado como um local de inovação.

Estavam presentes na celebração o vice-prefeito, Idemar Barz, o deputado federal, Daniel Trzeciak (PSDB), o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Coitinho (Cidadania), os reitores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Isabela Andrade, José Carlos Bachettini Júnior e Flávio Nunes, respectivamente, o presidente do Conselho de Administração e a diretora executiva do Parque, Mauro Meirelles e Rôsani Ribeiro, nessa ordem, o secretário interino de Segurança Pública, José Apodi Dourado, e o assessor especial do Conselho Superior Econômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), Flávio Ferreira. 

Atividades que marcam a data

A prefeita Paula Mascarenhas foi uma das convidadas a inaugurar simbolicamente a Arena da Inovação, onde serão realizados eventos sobre inovação, ciência e tecnologia, e a Linha do Tempo do Parque Tecnológico, exposta no saguão do prédio e que mostra os momentos mais marcantes desde 2019. A gestora também recebeu, da comissão organizadora do RoboPel, um kit de materiais alusivos à edição 209, realizada em julho, em agradecimento ao apoio do Município no evento.

Fotos: Gustavo Vara

A programação também contou com lançamentos do Desafio Gastronômico e do edital do concurso da Marca do Memorial do Parque, dos quais a Prefeitura é parceira, além dos projetos DPTech e a renovação do programa Parque Ativo. 

A estrutura do Parque

O Pelotas Parque Tecnológico, atualmente, conta com 63 empresas que atuam na estrutura e 23 instituições parceiras. Ao todo, são gerados 267 empregos diretos e 638 indiretos. Para a diretora executiva, Rosâni Ribeiro, nestes cinco anos de atividade, o Parque pelotense consolidou um dos seus maiores diferenciais frente às demais entidades do mesmo tipo, que é a integração das ações entre Poder Público, setor privado e meio acadêmico, para fortalecimento do ecossistema de inovação. 

"Mesmo passando por tantos desafios com a Covid-19, vimos empresas e entidades que não pararam de crescer neste espaço e que contribuíram para minimizar os efeitos da pandemia e, com isso, estão mudando toda a região com inovação e tecnologia”, analisou Rosâni.

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Festival do Servidor tem sucesso de participação

Festival do Servidor tem sucesso de participação

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos