
Prefeita Paula prestigia jantar da 14ª Festa do Vinho
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na noite de sexta-feira (19), do jantar que marcou a 14ª Festa do Vinho de Pelotas, no salão da Comunidade Santana, na Colônia Maciel, 8º distrito. O evento é dedicado a celebrar a cultura e a produção da bebida no município e voltou a ser realizado após dois anos de pausa, devido às restrições causadas pela pandemia do coronavírus.
Produtores celebram cultivo e produção - Fotos: Rodrigo Chagas
Os produtores rurais, responsáveis pela fabricação do vinho, que gera emprego e renda para o município, foram destacados como essenciais por Paula, bem como as instituições que auxiliam na qualificação do produto, como a Embrapa, Emater e universidades.
“Esse é um grande momento de integração entre as zonas urbana e rural, do qual estávamos com muita saudade. Na colônia, buscamos a energia necessária para a construção do futuro, pois aqui tem gente trabalhadora, corajosa, que não tem medo do desafio e de seguir em frente”, frisou a gestora municipal.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, reforçou que o Poder Público está sempre à disposição da zona rural. “Esse é um evento de confraternização, que mostra o que o interior pode oferecer de bom”, completou.
Participaram do evento os produtores das famílias Nardello, Potenza, Camelato e João Bento. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas também esteve presente.
Plantio e produção em Pelotas
Uva para suco – 31 hectares plantados, variedade Bordô
Uva para mesa – 18 hectares plantados, variedades Niágara Branca e Niágara Rosada
Produção para suco – 20 toneladas por hectare
Produção para mesa – 30 toneladas por hectare