
Prefeita prestigia abertura da 49ª Feira do Livro
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, na tarde de sexta-feira (27), a abertura oficial da 49ª Feira do Livro de Pelotas. A cerimônia contou com apresentação do maestro Guilhermo Santiago, interativa com o público presente, e o tradicional toque do sino pela extensão da Praça Coronel Pedro Osório, realizado pela patrona Cristina Maria Rosa.
Prefeita Paula prestigiou o ato de abertura - Fotos: Rodrigo Chagas
A edição de 2023 tem como tema O Palco da Literatura e tem como uma de suas atrações a Alameda das Crianças: Gigantes da Leitura, onde, semanalmente, são realizadas oficinas de educação financeira nas escolas e ações educativas viabilizadas por instituições parceiras. Paula destacou o espaço como sendo um terreno fértil para formação dos futuros cidadãos de Pelotas.
“O Palco da Literatura vai ser aberto com atenção especial às crianças e vai ao encontro do nosso trabalho de tornar Pelotas uma cidade das crianças, o que mostra que é um trabalho construído a muitas mãos, compreendendo a importância de aproximar as crianças desde a primeira infância dessa cultura tão rica que temos”, frisou a gestora.
A presidente da Câmara Pelotense do Livro, Elisabete Lovatel, lembrou da mudança de formato ocorrida em 2022, quando a Feira do Livro passou a ser mais literária, com a chegada dos Pontos de Leitura e o objetivo de facilitar o acesso à leitura. Só neste ano, foram realizados mais de 80 eventos literários com parceria das instituições e entidades, como a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e as instituições de ensino da cidade. Além disso, a 49ª edição conta com apoio da Fecomércio.

Elisabete Lovatel destacou a criação dos Pontos de Leitura, em 2022, para facilitar o acesso à leitura em Pelotas - Foto: Rodrigo Chagas
Vinte expositores, incluindo os livreiros, estarão presentes no local diariamente das 13h às 21h, até o dia 15 de novembro. Mais de 140 atividades serão realizadas ao longo da Feira, que, neste ano, vai trazer nomes da literatura nacional, como Martha Medeiros, Aline Bei e Eduardo Spohr.
O evento tem como patrona a escritora, pedagoga e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cristina Maria Rosa, e o orador é o escritor, artista visual, roteirista e diretor de cinema Manoel Soares Magalhães.
Também prestigiaram o ato o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o presidente da Câmara Municipal, César Brisolara, e os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Cristiano Silva e Cauê Fuhro Souto, ambos do União Brasil, o diretor-presidente do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, o assessor de Projetos Especiais, Luiz van der Laan, o gerente do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada, e o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol.