
Prefeita recebe documento do Plano Municipal de Saúde
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, nesta segunda-feira (21), no Paço Municipal, o documento do Plano Municipal de Saúde, que norteará as atividades durante sua vigência, de 2022 a 2025. A entrega também foi feita pela secretária municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, à Câmara dos Vereadores, por meio do presidente Marcos Ferreira - Marcola, e ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), pelo presidente César Lima e por Jaime Fonseca.
O documento foi articulado de forma inédita em Pelotas, construído durante oficinas, com a participação dos trabalhadores da área da saúde, prestadores, gestores e, também, usuários dos serviços.
“Por meio desse trabalho, as pessoas se sentem mais comprometidas e conseguem se apropriar do material. Vamos transformá-lo em organismo vivo, para acompanhar e guiar o Município. Agradeço a parceria da Câmara e do Conselho, além de toda equipe da SMS”, destacou a chefe do Executivo pelotense.
Plano Municipal de Saúde tem vigência de 2022 a 2025 - Fotos: Rodrigo Chagas
A construção levou em conta as propostas oriundas da 15ª Conferência Municipal de Saúde - realizada em agosto de 2021 -, o Plano de Governo e o Plurianual, análise epidemiológica do Município e o Plano Municipal anteriormente vigente (2018/2021). “O Plano foi construído da forma mais horizontal possível, dentro das restrições da pandemia do coronavírus e levando em conta todas as propostas”, detalhou a titular da SMS.
Também participaram do encontro o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e a integrante do Departamento de Planejamento da Secretaria de Saúde, Raquel Elias.