Em reunião virtual com vereadores, Paula destacou a importância para economia da cidade. Outros cinco projetos foram assinados no evento

Prefeita sanciona lei que cria o Bairro Empreendedor

Em reunião virtual com vereadores, Paula destacou a importância para economia da cidade. Outros cinco projetos foram assinados no evento
Por César Soares 07-07-2021 | 18:37:34
Tags: Leis sancionadas , Executivo , Legislativo , Bairro Empreendedor

Na tarde desta quarta-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas, em reunião virtual com membros do Legislativo, sancionou a lei que cria o Programa Bairro Empreendedor. Paula destacou a importância da nova legislação. "Vai contribuir muito para a cidade. O Bairro Empreendedor vai fazer girar a roda da economia, agregando mais valor e estimulando os serviços, abrindo mais oportunidades", salientou a chefe do Executivo, que ainda assinou outros cinco projetos de autoria de vereadores.

Seis projetos foram sancionados pela prefeita. Fotos: reprodução da transmissão.

O Bairro Empreendedor é um programa criado pela Prefeitura, que visa identificar, valorizar e estimular iniciativas das comunidades, periferias e distritos de Pelotas. A nova Lei - 6.927/2021 - busca a identificação de ações empreendedoras e possibilidades de desenvolvimento, articulada com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda, com a área privada e com iniciativas individuais ou coletivas, além de se voltar ao estímulo e à orientação para empreendimentos. O programa, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), busca descentralizar políticas públicas e da iniciativa privada, com foco no crescimento, na inclusão social e na diminuição das desigualdades. Também almeja fortalecer os núcleos comerciais, de serviços e/ou industriais nos bairros e distritos; apoiar a formalização das atividades informais, no sentido de garantir sua inserção no mercado e regularização fiscal; articular a política de microcrédito e crédito para os Microempreendedores Individuais - MEIs e às Micro e Pequenas Empresas, através das instituições financeiras parceiras.

O Município ainda poderá celebrar convênios, parcerias, termos e outros instrumentos jurídicos para promoção de ações de empreendedorismo, com órgãos públicos nas três esferas, bem como com empresas e instituições privadas e órgãos não governamentais. 

Leis de vereadores

Também foram sancionadas pela prefeita Paula Mascarenhas, nesta quarta-feira, cinco leis de autoria dos vereadores.

Confira

- Lei 6.917/2021, de autoria da vereadora Marisa Schwarzer (PSB), que institui o Programa Banco de Ração e Utensílios para Animais no Município de Pelotas.

- Lei 6.916/2021, de autoria do vereador Reinaldo Belezinha (PSD), que dispõe sobre o descarte de embalagens recicláveis dentro dos estabelecimentos comerciais de Pelotas.

- Lei 6.919/2021, de autoria do vereador Márcios Santos (PSDB), que dispõe sobre o reconhecimento da visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, para fins de observância dos mesmos direitos e garantias asseguradas às pessoas com deficiência em Pelotas. 

- Lei 6.915/2021, de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que declara o Instrumento Musical Sopapo, Patrimônio Imaterial da Cultura Pelotense.

- Lei 6.923/2021, de autoria do vereador Rafael Dutra – Barriga (PTB), que institui a obrigação da apresentação da Caderneta de Saúde da Criança – Carteira de Vacinação - no momento da matrícula e rematrícula escolar.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Cristiano Silva (PSDB), o líder do governo, o vereador Marcos Ferreira (PTB), Cesinha (PSB), José Sizenando (DEM), e o secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado.

Notícias Relacionadas

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS