Durante a semana a prefeita vistoriou o local para conhecer a estrutura que abrigará além da Casa de Passagem, o Centro Pop e a República

Prefeita visita novo prédio da Casa de Passagem

Durante a semana a prefeita vistoriou o local para conhecer a estrutura que abrigará além da Casa de Passagem, o Centro Pop e a República
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 22-03-2024 | 15:47:46
Tags: assistência social, Casa de Passagem, visita, prédio

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), Tiago Bündchen, em uma vistoria às obras dos novos prédios da Assistência Social – na esquina das ruas Senador Mendonça e Professor Araújo – que abrigará três serviços: a Casa de Passagem, O Centro Pop, e um novo formato de república. 

Paula estive no local durante a semana e pode conferir como será a nova estrutura dos serviços da SAS (Fotos: Michel Corvello)

A prefeita disse estar empolgada com o espaço. “Nós buscamos há muito tempo a qualificação do atendimento das pessoas em situação de rua, a equipe trabalha nisso, mas o espaço físico interfere nessa humanização. Agora vamos poder, realmente, qualificar o atendimento, oferecer oportunidades”, disse.

Bündchen avalia que a capacidade de acolhida será bem maior, assim como os serviços oferecidos e o vínculo dos técnicos com os usuários. “É um local mais bonito, mais amplo e arejado, com espaço para atividades, para que as pessoas possam estar com seus cães próximos e seguros. Isso faz parte da busca por dignidade”, afirmou. Conforme Bündchen todos os equipamentos e móveis já estão sendo adquiridos. 

O prédio no qual funcionou um abrigo da Igreja Católica já tinha a estrutura necessária, mas foi reformado para atender às necessidades elétricas e hidráulicas dos serviços e recebeu requalificação de pisos, janelas e telhados; assim como saídas de emergência e outras exigências do Corpo de Bombeiros.

Conheça os serviços que irão se mudar para o novo prédio

A Casa de Passagem é onde pessoas em situação de rua podem passar a noite, assim como pessoas de fora da cidade e que não têm onde ficar, como nos casos de quem acompanha familiares hospitalizados. Esse espaço terá sete quartos térreos, 11 quartos no andar superior, um depósito, uma rouparia; duas salas para equipes, sala de atendimento, quatro banheiros coletivos para usuários e um banheiro coletivo para funcionários. A capacidade total inicial será para mais de cem pessoas, mas em situações de crise esse número pode ser facilmente elevado para 150.

O Centro Pop é o serviço da Assistência Social que atende homens e mulheres adultos, em situação de rua e oferece local para banho, lavagem de roupa e descanso durante o dia. Lá terá uma sala para os técnicos, três salas de atendimento e três banheiros.

Em ambos os serviços, os técnicos envolvidos avaliam as possibilidades de rearticulação dos vínculos familiares, a existência de violação de direitos de qualquer outro integrante da família; e encaminham direitos, como documentação e cadastro para programas de renda, como o Bolsa Família, capacitação profissional e até mesmo para empregos.

A República atualmente é um espaço pensado para os adolescentes dos abrigos institucionais do município que não têm para onde ir ao completarem 18 anos. Mas a proposta no novo endereço deve ser ampliada. O serviço ocupará um prédio de dois andares com quatro salões, que poderão ser modulados, ou seja, se adaptarão de acordo com a necessidade; também terá dois banheiros coletivos, uma cozinha e uma lavanderia.

Haverá, ainda, espaços compartilhados entre todos os serviços, como lavanderia, refeitório, salão de atividades, cozinha, duas despensas, banheiro de funcionários, sala de controle e segurança com banheiro adaptado, canil para os cachorros dos usuários e área verde.

Notícias Relacionadas

Cadastro Único e Cras Centro estarão fechados nesta sexta-feira

Cadastro Único e Cras Centro estarão fechados nesta sexta-feira

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

Família Acolhedora estará em foco na Fenadoce

Família Acolhedora estará em foco na Fenadoce

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas