Paula vistoria serviços já executados e registra satisfação em acompanhar a evolução das obras. Vereadores participam

Prefeita visita obras do futuro HPSR de Pelotas

Paula vistoria serviços já executados e registra satisfação em acompanhar a evolução das obras. Vereadores participam
Por Tânia Magalhães 15-09-2023 | 17:31:14
Tags: construção do hpsr, 40% da obra executada, visita prefeita, vereadores

A construção do futuro Hospital de Pronto Socorro Regional de Pelotas (HPSR) encontra-se, atualmente, com 40% do projeto executado. Na tarde desta sexta-feira (15), a prefeita Paula Mascarenhas visitou o local, vistoriando o andamento das obras do complexo, cuja principal frente de trabalho, nesta etapa, está concentrada nas instalações complementares, que correspondem à elétrica, dados, telefonia, hidrossanitárias, gases medicinais e climatização. Acompanharam o vice-prefeito Idemar Barz e os secretários de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, e de Saúde, Roberta Paganini.

“O investimento de mais de R$ 59 milhões nesta obra mexe diretamente com as relações de geração de empregos, de produção para empresas locais e da região. É um recurso que circula. Convidamos os vereadores para conhecer a evolução do trabalho que vai qualificar a saúde de Pelotas e região e aproveito para pedir apoio, no sentido que encaminhem aos seus deputados federais pedidos de emendas parlamentares destinadas à saúde”, frisou a prefeita, passando pelas dependências em construção e detalhando a finalidade de cada uma.

Prefeita mostra as dependências aos vereadores - Fotos: Gustavo Vara

A gestora informou que definições sobre linhas de atendimento do HPSR estão em tratativas e planejamento. “Não é simples. Tudo é desafio que envolve muitas coisas, como financiamento para materiais e equipamentos e, principalmente, análise do cenário da área, para que seja montada a proposta a ser apresentada ao Ministério da Saúde. Nunca foi tão importante, como agora, recursos de emendas parlamentares”, observou.

A secretária de Saúde, Roberta Paganini, enfatizou que é preciso olhar para toda a rede de atenção à saúde para definir o papel do Hospital, pois terá algumas especialidades e linhas de cuidados.

Andamento da obra

“Diversos serviços na construção já estão concluídos, com destaque para a estrutura de concreto do prédio principal. Estamos dentro das expectativas do andamento das obras e esperamos entregar esse hospital completo dentro do prazo estabelecido. A partir desse momento, vamos ter uma nova cara na saúde, não só de Pelotas, mas também da região sul, pois o Hospital será regional, salientou o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

A previsão de conclusão da obra é para o ano que vem. Os serviços que ainda não foram iniciados são a cobertura, as esquadrias, as pavimentações externas, as pinturas, as louças e metais, o sistema de combate a incêndio e a instalação dos elevadores. A execução do projeto está a cargo da Construtora Augusto Velloso, com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O que terá no HPSR

O Hospital de Pronto Socorro Regional prestará atendimentos de urgências e emergências e contará com 159 leitos, sendo 121 censáveis, para internação, divididos em dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulta, dez de UTI pediátrica, 11 de internação pediátrica e 90 de internação adulta. 

O local terá, também, 39 leitos não censáveis, sendo 14 para o pronto atendimento adulto, oito para pronto atendimento infantil, quatro para diagnóstico por imagem e 12 para o centro cirúrgico. O HPSR contará com cinco salas de cirurgia, uma de raio X, uma de tomografia, uma de ultrassonografia e uma de endoscopia.

Acompanharam a visita o presidente da Câmara, César Brisolara (PSB), Cristiano Silva (União Brasil), Jone Soares (PSDB), Jurandir Silva (Psol), Márcio Santos (PSDB), Cauê Fuhro Souto (União Brasil), Antônio Peixoto Oliveira (PSD), Marcos Ferreira (União Brasil), Marisa Schwarzer (PSB), Carla Cassais (PT) e Michel Promove (PP).

Notícias Relacionadas

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce

Vigilância Sanitária e BM apreendem mais de 400 quilos de carne em Pelotas

Vigilância Sanitária e BM apreendem mais de 400 quilos de carne em Pelotas

Município emplaca cinco projetos no PAC Saúde

Município emplaca cinco projetos no PAC Saúde

Aumentam os casos de dengue em Pelotas

Aumentam os casos de dengue em Pelotas