Prefeito acompanha entrega de trecho viário asfaltado no Areal
A pavimentação e sinalização de ciclofaixa em trecho de 330 metros, atrás do Shopping Pelotas, foi executada por construtora de empreendimentos no local
Na tarde de quinta-feira (5), o prefeito Fernando Marroni acompanhou a entrega de trecho asfaltado e com ciclofaixa na avenida Mozart Victor Russomano, localizada entre o Shopping Pelotas e o Parque Una, no Areal. A obra, que segue as determinações da Lei Federal 6766/1979, que regula o parcelamento do solo urbano no Brasil, foi feita por iniciativa e recursos de empresa que constrói empreendimento no local.
“Essa obra beneficia a nossa comunidade porque traz mais segurança ao trânsito de veículos e de ciclistas no local e faz a ligação entre o Parque Una e a avenida Bento Gonçalves, em mão dupla. Ela vem ao encontro do compromisso do nosso governo, de estabelecer conexões que integrem os novos empreendimentos e os bairros já constituídos do Navegantes, Fátima e Porto e o prolongamento da Bento Gonçalves”, disse Marroni.
Uma área total de 3026,38 m² recebeu pavimentação asfáltica, compreendendo 305 metros lineares na avenida Mozart Victor Russomano e 27 metros lineares na rua Marquês de Maricá. Ambas foram sinalizadas com os acessórios para funcionarem também como ciclofaixa, em um trecho de 330 metros de extensão. A ciclofaixa é híbrida: parte percorre o canteiro central; parte está sinalizada dentro da pista de veículos e uma terceira parte está segregada junto aos passeios públicos.
Fotos: Tobias Bernardo
Representaram a construtora Porto5 Empreendimentos o arquiteto Bruno Teixeira Filho e Hélio Freitag. Acompanharam o prefeito, pela Prefeitura, o secretário de Urbanismo (Seurb), Otávio Peres, o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Cláudio Montanelli, e o diretor da STT Jesus David. Estiveram presentes também técnicos e agentes de segurança do Parque Una, empreendimento vizinho.
A Lei Federal nº 6766, de 19 de dezembro de 1979, estabelece diretrizes para a divisão de terrenos em lotes destinados à edificação e urbanização. Todos os parcelamentos de solo entregam à Prefeitura arruamentos e áreas verdes, etc.