Doses estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (19) nas UBSs para crianças e adolescentes entre dez e 14 anos de idade

Prefeitura começa a vacinar contra a dengue

Doses estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (19) nas UBSs para crianças e adolescentes entre dez e 14 anos de idade

Por Roberto Ribeiro 18-02-2026 | 15:30:01
Tags: Saúde , Vacinação , Dengue

A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa nesta quinta-feira (19) a vacinação contra a dengue para um público-alvo de crianças e adolescentes entre dez e 14 anos de idade. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa da Vacina, na rua Gonçalves Chaves, 437.

As vacinas recebidas da Secretaria do Estado da Saúde (SES) chegaram na terça-feira (10) em Pelotas. Nos dois dias seguintes a SMS ministrou curso de capacitação a enfermeiras e técnicas de enfermagem para aplicação do imunizante, conforme normas técnicas recomendadas. Foram repassadas à Prefeitura 2,8 mil doses de vacina, a metade solicitada pelo município. Os profissionais de saúde do município não serão contemplados neste primeiro momento.

Neste ano, Pelotas já registrou dois casos de dengue - um “importado” (contraída fora do município) e outro autóctone. Até semana passada a Prefeitura recebeu 55 notificações de casos suspeitos - 50 são de residentes em Pelotas e cinco de moradores em outros municípios. Foram descartados 37 casos e 17 são investigados. Não há registro de hospitalização com diagnóstico da doença. 

Em 2025, uma ação integrada entre as secretarias da Saúde, Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e Comunicação (Secom) reduziu em mais de 90% os casos de dengue na comparação com 2024. A campanha envolve atividades como mutirão de limpeza urbana e recolhimento de entulhos, visita às residências e empresas de agentes de combate às endemias, adoção de um carro de som contratado pela SMS para orientar a população a descartar em frente aos imóveis todo o tipo de material inservível capaz de acumular água antes das forças de trabalho atuarem na região e aplicação de inseticidas onde são detectadas larvas do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue.

Foto da capa: Janine Tomberg
Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)